ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Política

Aprovado projeto que garante sessão de cinema adaptada para autistas

Salas de cinema terão que garantir ao menos uma sessão mensal para autistas em MS

Leonardo Rocha | 29/10/2020 11:35
Sala de cinema em Campo Grande (Foto: Arquivo - Campo Grande News)
Sala de cinema em Campo Grande (Foto: Arquivo - Campo Grande News)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que obriga as empresas que tenham salas de cinema no Estado, a promover no mínimo uma sessão mensal adaptada para pessoas com autismo ou que tenham deficiências que provocam “hipersensibilidade” sensorial.

Estas sessões deverão ter luzes levemente acesas, volume de som reduzido e sem exibição de trailers ou propagandas comerciais. Durante a exibição dos filmes, os familiares e acompanhantes que comprarem ingressos podem ter acesso irrestrito a sala, podendo entrar e sair ao longo do filme.

“A participação de pessoas com espectro autista em cinemas é um verdadeiro desafio, pois  a hipersensibilidade auditiva e visual, a necessidade de permanecer sentado por um longo tempo tornam difícil assistir a uma sessão convencional de cinema”, descreveu o autor, o deputado José Carlos Barbosa (DEM).

Capacitação - As empresas devem realizar treinamento em seus funcionários para atendimento adequado a este público, podendo ter auxílio de entidades que já trabalham neste área, na escolha dos filmes, horários e características para estas sessões adaptadas.

Após a lei ser publicada, as empresas terão um prazo de 120 dias para se adequar as medidas e depois se descumprirem as regras, poderão pagar multa de 100 uferms (R$ 3.314,00), que pode ser dobrada em caso de reincidência.

A proposta ainda precisa passar por segunda votação, antes de passar pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode vetar ou sancionar a matéria.

Nos siga no Google Notícias