ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

Aprovado projeto que prevê desconto na conta de água de clínicas de hemodiálise

Três clínicas da Capital atendem pelo SUS e já tinham esse desconto previsto, porém agora o benefício foi oficializado

Gabriel Neris e Kleber Clajus | 10/05/2018 13:59

Os vereadores de Campo Grande aprovaram na sessão desta quinta-feira (10) o projeto que prevê desconto de 50% no valor da conta de água para clínicas de hemodiálise. O texto foi aprovado por 22 parlamentares em regime de urgência.

De acordo com o vereador Otávio Trad (PTB), autor do projeto, três clínicas da Capital atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e já tinham esse desconto previsto, porém agora o benefício foi oficializado. “Com a anuência da Águas Guariroba e prefeitura, estamos efetivando este desconto”, destacou.

Trad justificou a medida devido a "falta de financiamento para o setor aliada às dificuldades de sustentabilidade das clínicas e serviços". Tal situação, em sua opinião, resulta em menor interesse de investidores de abrir novas vagas onde hoje existe longa espera por tratamento.

"Este projeto tem como objetivo oferecer desconto nas faturas de água, matéria-prima extensamente utilizada no tratamento de hemodiálise, para garantir que pacientes desta Capital não sejam prejudicados", reforçou.

A hemodiálise é indicada para quem perdeu 85% ou mais do funcionamento dos dois rins e, com isso, não consegue que o sangue tenha filtrado toxinas e excesso de água. Em média, doentes crônicos passam quatro horas realizando o procedimento de três a quatro vezes por semana. Isso auxilia que a pressão arterial fique controlada e o corpo com níveis adequados de sódio, potássio, uréia e creatinina. Todo ano, 39 mil pessoas iniciam esse tratamento.

Nos siga no Google Notícias