ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Política

Aprovado projeto que proíbe cobrança de multa por cláusula de fidelidade

Intenção é que cliente não seja obrigado a continuar com empresa, em função de multa

Leonardo Rocha | 27/08/2020 10:45
Deputados estaduais durante votação em sessão virtual (Foto: Reprodução)
Deputados estaduais durante votação em sessão virtual (Foto: Reprodução)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que proíbe cláusulas de “fidelização" em contratos de prestação de serviço, como de celulares e TV a cabo, que obrigam o cliente permanecer com a mesma empresa, para não pagar multa, se quiser abrir mão do serviço antes do prazo fixado.

O projeto teve 16 votos a favor e nenhum contra. “Se trata de um benefício ao consumidor, que muitas vezes não está satisfeito com a prestação de serviço, mas continua naquele plano por cláusula de fidelidade”, explicou o autor da matéria, o deputado Carlos Alberto David (sem partido).

Ele esperou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre projeto semelhante do Rio de Janeiro, que foi questionado pelas empresas de telefonia. “A decisão do Supremo foi por 7 votos a 4 em favor do projeto, por entenderem que se trata de uma lei sobre direito do consumidor, então não era inconstitucional”.

David ponderou que caso a proposta seja sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), irá procurar o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) para que haja fiscalização e a lei seja cumprida. “Também faremos campanhas divulgando à população, para que tenha conhecimento”.

O projeto ainda acrescenta que nos serviços que possuem legislação própria sobre o tema, as prestadoras devem ser informar sobre o fim do prazo de fidelização nas faturas mensais dos clientes. A matéria ainda vai passar por segunda votação.

Nos siga no Google Notícias