A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Agosto de 2017

27/11/2013 10:03

Aprovados em concurso de 2009, professores cobram convocação

Graziela Rezende e Kleber Clajus
Docentes cobram convocação de aprovados em protesto na Câmara Municipal nesta quarta-feira (Foto: Kleber Clajus)Docentes cobram convocação de aprovados em protesto na Câmara Municipal nesta quarta-feira (Foto: Kleber Clajus)

Com faixas e cartazes, 40 professores realizam protesto na Câmara Municipal nesta quarta-feira (27). Eles cobram a posse do concurso na área da educação realizado em 2009, principalmente porque o prazo para admissão vence em 25 de janeiro de 2014. No local, os vereadores reagiram ao protesto cobrando a presença do secretário municipal de Educação, José Chadid.

“A reivindicação é que sejam convocados para tomar posse 613 profissionais. O número de pessoas contratadas é sete vezes maior do que o número de pessoas aguardando a convocação, sendo atualmente 3.583 e já se prevê uma ampliação para mais 754 pessoas para o próximo ano. A medida é por conta do aumento da hora atividade”, diz o educador físico Vanderlei Sandim, 35 anos.

A espera por uma solução quanto a isso tem sido angustiante também para a educadora infantil Carla Figueiredo, 39. “Até pensei em desistir, mas encontro força para continuar cobrando o meu direito. Já fomos ao Ministério Público para denunciar a questão e amanhã tem uma reunião com promotor de Justiça Alexandre Capiberibe”, comenta Figueiredo.

Sobre os protestos, a vereadora Rose Modesto (PSDB) disse que é lamentável o que está acontecendo na educação de Campo Grande. “Questões políticas acabam prejudicando nossa categoria”, ressalta. Já o vereador Airton Saraiva (DEM) e Paulo Pedra (PDT) defenderam a convocação do secretário para explicar o porquê de não chamar os aprovados.

“Queremos que a comissão de educação da Câmara vá até o secretário para assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e resolver a questão. Ao contrário irá demiti-lo do cargo”, finaliza.




Eu como muito dos meus queridos colegas estão dependendo do contrato. Isso em muitas escolas em Macaé. Passamos no CONCURSO DE AUXÍLIAR DE SERVIÇOS ESCOLARES...e não fomos convocados... tem muitas assessorias ai ocupando vagas de muitos que passaram. O CONCURSO FOI REALIZADO EM FEVEREIRO DE 2009. SÓ TEVE as primeiras convocações em 2010.É NÓS DR. ALUÍZIO o elegemos .pensando que essa situação iria mudar... 2000 mil vagas disponíveis e só chamaram mil e poucas. MUITOS chefes de família e mães chefe de família assim como eu TRABALHO PARA CRIAR MEUS DOS FILHOS SOZINHA.VAMOS REVER ISSO DR. ALUÍZIO EU SEI QUE ALÉM DE CATÓLICO O SENHOR CRÊ MUITO NO SENHOR JESUS ASSIM COMO EU ..OBRIGADA... ME DESCULPE PELO DESABAFO.
 
Rosilene Vieira Brito em 14/12/2013 14:25:05
Oras O discurso de campanha do prefeito não era que na gestão dele iria chamar todos os que estivessem aguardando tomar posse nos concursos??? Se estavam aguardando é pq fizeram na gestão anterior, ou estou errado? Os professores prestaram o concurso, foram aprovados, o edital de abertura diz claramente q havendo a necessidade na administração pública aproveitaria os concursados... E agora o atual prefeito q era a solução, ia fazer a diferença, contratra 3584 temporários em julho, desrespeitando o que diz o edital e não cumprindo com sua promessa em relação aos concursados??? Eles foram aprovados, estão habilitados para os cargos... Enquanto tem professores de geografia dando aula na Ed. Infantil... Professora q neste mesmo concurso foi reprovada está d diretora d CEINF... É PAKABÁ !!!
 
Patricia Vieira Marques em 28/11/2013 14:52:50
está mais do que comprovado o direito de posse destes professores conforme o edital de abertura do concurso no art.12.4.. Se pessoas sérias e compromissadas estivessem no poder, esses professores ja teriam sido chamados... Não tem o que discutir, o edital do concurso da total respaldo aos professores... E eu apóio! Porque estou cansada de ver tanta injustiça, na nossa cidade, no nosso estado, no nosso País... Voces estão certos professores. Não desistam! Lutem incansavelmente pelos seus direitos... Pq se todos fizessem isso, Nós com certeza teríamos uma cidade melhor, um estado melhor, um País Melhor!!! Sou eleitora do atual prefeito, só q nem por isso dou meu apoio para fazer o q é errado. Pq afinal ele foi eleito para fazer diferente... Senão não precisava dessa mudança. então CUMPRA-SE!
 
Carmem de Lara em 28/11/2013 10:29:39
REALMENTE CONCURSO É ALGO MUITO SÉRIO, TEMOS QUE PASSAR DENTRO DAS VAGAS PREVISTAS,POIS QUANDO PASSAMOS APÓS AS VAGAS TUDO DEPENDE DA NECESSIDADES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, GRAÇAS A DEUS PASSEI DENTRO DAS VAGAS, FUI APROVADA E CHAMADA LOGO EM SEGUIDA, EXONEREI UM CONCURSO E TOMEI POSSE EM DOIS CARGOS, O EDITAL SEGUE OS RESPONSÁVEIS PELA A POSSE SEGUIU RIGOROSAMENTE A CLASSIFICAÇÃO DO EDITAL.... TENHO CERTEZA QUE TODOS OS PROFESSORES SERÃO CONTEMPLADOS COM SUA SALA
DE AULA,POIS EM 2014 MUITAS MUDANÇAS SURGIRÃO MUITAS SALAS DE AULAS ABRIRÃO PARA ATENDER A DEMANDA DOS ALUNOS QUE ESTÃO NA FILA DE ESPERA.SÓ NÃO VOU PRESTAR DE NOVO PORQUE JÁ ESTOU COM 40 HORAS....
 
enedina antonia rodrigues em 28/11/2013 08:28:59
É ridículo e mesquinho falar sobre assunto DO QUAL NÃO SE FAZ PARTE. Devemos apoiar os professores, não importa a classificação e sim se ensina o que é proposto nos parâmetros curriculares.
 
Flaviane Souza em 27/11/2013 23:16:29
Vergonha ter as vagas cedidas as indicações do Prefeito . Que respeito ele tem por todos que o elegeram?
 
noelza antonela em 27/11/2013 21:46:57
Nunca se demorou tanto para encerrar um concurso da Educação...Não queremos nada que é de ninguém, estamos lutando pelo que e nosso por direito, como esta estabelecido no art.12.4 do edital abert. deste concurso.Tem pessoas torcendo contra,provavelmente ocupam cargos dos que passaram, por isso essa ignorância,de acharem que os professores estão falando algo sem significado.
 
Lucélia De Oliveira em 27/11/2013 21:23:57
ta na hora de empossar esses professores aprovados... não importa qual a classificação que ficaram, começo, meio ou final de fila, se foram aprovados é porque alcançaram a pontuação necessária e conhecimento... quero garantir uma educação de qualidade pra minha filha.. vamos reduzir os gastos de outra forma, não com a educação...
 
Bruna Ajala em 27/11/2013 17:57:02
Meu total apoio pra esses professores serem empossados, porque tenho também uma filha que esta em ceinf e quero garantir uma boa educação pra ela..não desmerecendo o professor que esta em sala... mas se estes que já foram aprovados e estão na fila de espera mostraram que tem competência e qualidade de ensino, porque não chamá-los pra redução de gastos? isso é ridiculo!!
 
Bruna Ajala em 27/11/2013 17:52:11
Nossa!! quantos comentários e opiniões descabidas... Esses professores se dedicaram, estudaram e mostraram competência para assumir uma sala... todos deveríamos ficar felizes e satisfeitos, afinal são nossas crianças que estão nas mãos desses profissionais e no entanto cidadães que deveriam apoiar esses professores que alcançaram a pontuação necessária e que foram aprovados... detonam e apoiam uma gestão de mentiras e picuinhas... não importa em qual classificação ficaram ... começo ... meio ou final da lista... se passaram devem tomar posse sim... e não deixar outros profissionais assumindo uma vaga que é deles por direito e competência... isso tudo é ridículo!!
 
Bruna Oliveira em 27/11/2013 17:38:46
Sr. Otávio Duarte, engana-se ao dizer isso, pois no edital está claro no parágrafo 12.4 onde diz que: Durante a vigência do concurso, na hipótese de abertura de novas vagas, por vacância ou necessidade da Administração municipal, serão aproveitados os candidatos aprovados, obedecida rigorosamente a ordem de classificação.
Então não ache que estamos nos baseando em conhecimentos empíricos. Sugiro que o senhor se intere melhor da situação dos professores.
 
Augusto Wallace em 27/11/2013 17:07:07
Vamos deixar as mentiras de lado pq se vc estivesse de fato esperando ser chamado com ctz seu discurso seria outro... E por favor primeiro leiam direito o Edital para depois darem a opinião de vcs.... Coloquem claro aqui o que diz no edital de abertura no artigo 12.4... Se informem primeiro... Não pode ter em lugar algum 60% de contratados ou mais e os outros serem concursados ( como tem acontecido na nossa capital) deixem de serem leigos... Se informem primeiro sobre o que rege o Edital e só depois opine... Não fiquem de recalques, tem vagas para todos e até mesmo para abrir outro concurso.... Se não atingiram nem 50% da prova, não passaram neste de 2009, estude para o próximo... Sabemos q tem até DIRETORAS DE CEINFS que foram reprovadas neste concurso e estão la com contratos temporários
 
Marici Lemos em 27/11/2013 17:01:00
Cristina Loureiro, com certeza vc não leu o edital, pq se tivesse lido não estaria postando asneiras, informe-se antes de escrever o que não leu ¨professora¨ , ai sim, comece a criticar.
 
Jaqueline Lara em 27/11/2013 16:53:10
Queridos professores!!! Dane-se o que cupinchas de Bernal querem ou deixem de querer...Vcs são garantidos por EDITAL. Parabens pelas manifestações continuem firmes na luta e compareçam em massa amanhã, para cobrar do secretario o pq de palavra dada e não cumprida continuem dando exemplo de cidadania.
 
Lais Vidal em 27/11/2013 16:09:43
É meus amigos o secretário de Educação não vai nos chamar " Porque professor que esta em fim de fila é porque não tem competência para assumir uma sala de aula" fala essa da chefe do RH da Semed. Agora a injustiça maior é ele chamar 50 apoio educacional para agradar uma amiguinha dele. Isso é o poder da caneta. Estudem para o próximo concurso.
 
Marina Silva em 27/11/2013 15:52:29
Chega de ficarmos inertes diante das ilegalidades do Poder Público. Segundo a Constituição Federal, nossa Lei Maior, a contratação por tempo determinado visa atender a necessidade temporária de excepcional interesse público (art. 37, IX, CF). Exatamente este dispositivo legal se aplica ao caso da contratação temporária de professores, o que deveria ocorrer em situações excepcionais, e não ser regra, como tem ocorrido há anos, de forma arbitrária, na Administração Pública. Basta!
Vanessa - apenas uma cidadã.
 
Vanessa E. Rezende Bacarji em 27/11/2013 15:25:11
Isso tudo e uma vergonha, se os candidatos foram aprovados e porque tem o conhecimento necessário para assumir uma sala de aula , não importa a classificação em que ficaram e sim o fato de terem alcançado a pontuação exigida para aprovação... o que não e justo é deixar esses professores qualificados sem tomar posse enquanto outros que talves tenham feito o mesmo concurso sem serem aprovados em sala de aula com as nossas crianças.
 
Bruna oliveira em 27/11/2013 14:45:41
Essa é mais uma das PROMESSAS feitas pelo Bernal, bem se vê que não sustenta o que fala, PREFEITO CUMPRA A LEI E DE POSSES AOS APROVADOS DE 2009.
 
Eliane Kramer Lemos em 27/11/2013 13:08:41
Amanda e Gabriela Nunes, para esclarecer a vossa ignorância, já procuramos ACP, MP e advogados e somos esclarecidos o suficientes para não termos esses ¨cabrestos¨, não falem asneiras, NÃO ESTAMOS AQUI COM ACHISMOS.
 
Jaqueline Lara em 27/11/2013 13:04:03
Senhores professores vocês estão equivocados quanto a acharem que a administração tem que nos convocar, afinal eu também estou aguardando, mas tenho o bom senso de entender que o Edital é claro e a lei também pois se ja foram convocados e preenchidas as vagas abertas, ou melhor até mais do que estava previsto, a administração não tem obrigação de convocar mais ninguém e podem abrir outro concurso após o dia 25 de janeiro de 2014. Ao invés de ficarmos esperando é melhor estudarmos para ficarmos melhor colocados no próximo concurso.
 
Cristina Loureiro em 27/11/2013 12:58:07
Alguns professores tomaram as dores por que em um dos comentários,a internauta pede mais humildade aos professores.Houve, inclusive réplicas maldosas e descabidas.A ACP,o MPE,Vereadores e qualquer outro órgão que seja NÃO É CAPAZ de reverter esta situação pois,todos os deveres jurídicos estabelecidos "no - e para o" concurso foram cumpridas.Para provar isso,mostrarei onde o Executivo se apoia e não argumentos vagos e leigos:TODAS as vagas disponíveis no edital foram chamadas cumprindo assim,a Lei Estadual que garante a chamada de PELO MENOS as vagas disponibilizadas em editais de concurso público em nosso estado.As vagas Sendo assim,cessam os deveres do município em chamar os aprovados à não ser os que estão no nº de vagas do edital.
 
Otavio Duarte em 27/11/2013 12:56:22
ONDE E QUE HORAS SERÁ ESSA REUNIÃO COM O PROMOTOR, TAMBÉM ESTOU NA ESPERA DA CONVOCAÇÃO E QUERO PARTICIPAR DA REUNIÃO...ENQUANTO ISSO OS CONVOCADOS ESTÃO OCUPANDO NOSSOS LUGARES DE DIREITO!!! CONTINUEMOS COM PROTESTO!!! E A ACP ONDE ESTÁ??
 
ROSIMAR FARIAS FERREIRA em 27/11/2013 12:55:32
Sou a favor da causa mesmo não sendo professor,e é lamentavel ver pessoas da mesma profissão que ao invés de apoiar os colegas de profissão ,simplesmente porq não tem coragem de lutar pelos seus direitos proprios ficam perdendo tempo postando criticas contra . estou com vcs professores fui la apoiar e se precisar irei de novo.
 
Alexandre Souza em 27/11/2013 12:40:37
Fomos informados hj na camara q a Prefeitura tem Um milhão por dia para investir na Educação, senão terão que devolver esse dinheiro.... Não entendo a postura do atual prefeito, pq ele esta fazendo isso com os professores... A maioria dos professores, confiaram nele, votaram nele acreditando na proposta de governo... A campanha dele foi em torno dessa proposta de q chamaria todos os aprovados em concurso.... Q na gestão dele a preferencia seria os concursados.... Prometeu nos chamar em julho deste ano e qdo chegou a data, contratou 3584 professores temporarios, não cumprindo sua palavra conosco.... Estamos decepcionados.... Professores Concursados tb são pessoas e não estão em Primeiro Lugar.... teemos o respaldo do edital do concurso e so estamos lutando pelo q e nosso por direito...
 
Maria Clara em 27/11/2013 12:25:13
Sabemos que não é de hoje que a SEMED precisa de os valorosos professores contratados, mas gente, primeiro o que está na lei a qual manda que todos os aprovados em concurso público assumam seus cargos se há vagas, e todos sabemos que existem muitas vagas que deveriam ser ocupadas por nós que estamos APROVADOS e em último caso se sobrar as vagas, devemos nos valer dos valorosos professores TEMPORÁRIOS.
 
Daniel Moreno em 27/11/2013 12:24:09
É triste o que está acontecendo com a educação do município.
 
Luiz Alberto em 27/11/2013 12:13:25
Neste concurso teve 6151 professores inscritos e apenas 1777 professores aprovados...Muitos professores que estão como contratados temporarios, prestou esse concurso e nem sequer passou, não atingiu nem 50% da prova e hj estão ocupando o lugar dos professores concursados... Alguns professores q tiveram nas primeiras colocações e não puderam assumir por algum motivo quando foram chamadas, ficaram tranquilas em ir para o final de lista e aguardarem pq todos os concursos anteriores da Prefeitura, foram chamados todos os aprovados ate mesmo o final de lista... Nunca se demorou tanto para encerrar um concurso da Educação...Não queremos nada q e d ninguem, estamos lutando pelo que e nosso por direito, como esta estabelecido no art.12.4 do edital abert. deste concurso..
 
Fabiana Sales em 27/11/2013 12:03:24
O secretário de ADM e o secretário de Educação tem que dar explicações, também, sobre o porquê de ainda não terem nos chamado, mas essa misquinharia deles não vai nos abalar por que vamos lutar pelo que é nosso por direito.
 
Eduardo Santos em 27/11/2013 12:00:10
Cara Gabriela, procure vc informações na ACP, se vc não sabe efetivamente dos fatos,
é melhor não opinar, creio que não é professora, pois se fosse deveria apoiar sua categoria! NOMEAÇÃO, JÁ
 
Dilma Lopes em 27/11/2013 11:53:19
Se é um direito nosso ,devemos lutar sim .
 
EDINA LÚCIA em 27/11/2013 11:41:58
Obrigada senhor André Luiz pelo apoio. Luto pelos meus colegas aprovados, e pela sociedade, como venho dizendo em todos os depoimentos. Não há desenvolvimento de um país sem educação. Feliz é a senhora Amanda Souza Marquez que apontou a necessidade de um novo concurso. Se ela realmente for uma pessoa informada, verá que nem mesmo os 613 educadores, serão o suficiente para atender a demanda profissional. Portanto, essa senhora deveria sim (se for professora), estudar, aperfeiçoar, qualificar e se reciclar. Em suma, não fique de recalque. Há possibilidade para todos. Fica a dica.
 
Marlyse Lopes em 27/11/2013 11:40:34
Tem merece ser chamado de oportunista é o SR PREFEITO BERNAL, foi ele que disse que iria chamar os aprovados somente para ganhar voto. É realmente um sem palavra. Fasínora.
 
Carlos Costa em 27/11/2013 11:35:12
Independente do número de vagas estabelecidas no Edital, o concurso tem uma data de validade, no caso 25/01/14. Não se pode contratar professores sem concurso, se ainda existem candidatos do concurso em vigor aguardando seres convocados. Os professores têm razão em reivindicar seus direitos.
 
Paulo Roberto em 27/11/2013 11:29:30
Devemos antes de qualquer comentário aleatório termos um mínimo de conceito. O referido concurso teve sua validade em 02 anos, e conforme preceitua a Direito Administrativo teve por Decreto sua prorrogação por igual período, ou seja, mais 02 anos. A legitimidade do pedido dos aprovados esta alicerçada no que o própria lei pertine e principalmente pelo fator da quantidade de contratados em exercício, caracterizando sem sombras de duvidas o cabide de emprego utilizado no mandado ex-prefeito e do atual prefeito. Quanto a outro concurso, concordo plenamente em fazê-lo, com lançamento do edital a partir de 26/01/2014, prestigiando os candidatos com capacidade para exercício da função.
 
Rodrigo Queiros em 27/11/2013 11:25:11
Amanda minha filha, leia o edital antes de ficar falando abobrinha. Deve estar achando que estamos revindicando por besteira!
 
Carlos Augusto em 27/11/2013 11:08:57
É nós já estudamos e passamos neste concurso agora eu acho que vc, Amanda, é que tem que estudar para poder ser aprovada neste concurso que está aguardando. O Bernal tem que chamar todos os professores porque é assim que funciona a lei, nós somos os aprovados e os convocados é que estão ocupando nosso lugar. Descumprindo por parte da prefeitura o direito de posse.
 
Esdras Vital em 27/11/2013 11:08:28
Senhora Amanda Souza Marquez, temos no grupo pessoas que ficaram na segunda colocação em espanhol, 6 em ciências entre outras classificações com notas excelentes e acima da média de corte do concurso, então não diga o que não sabe cara colega, se não formos chamados nesse concurso, com certeza faremos o próximo e também seremos aprovados, não estamos sem humildade, estamos buscando o que é de nosso direito, a senhora deveria ajudar a classe de professores a melhorar sua base na sociedade e não criticar sem de informar, lamentável sua postura, merece o prefeito que tem!!
 
Jose Eraldo em 27/11/2013 11:06:43
Protesto de cabresto, sem necessidade, e porque na Câmara Municipal quando a caneta é do Poder Executivo. A ACP está cuidando dessas reivindicações desde o ano de 2012. Buscaram informação como anda essa negociação com a Prefeitura? Nomear em final de ano letivo é prejudicial a quem? Aos alunos que são os maiores interessados. Parem com oportunismo, busquem informações na Associação de Professores de Campo Grande.
 
Gabriela Nunes em 27/11/2013 11:05:47
e quanto aos guarda municipal que passaram em todos os quesitos físicos e na prova e não foram chamados ate agora e vence em dezembro,receberam diplomas uniformes mas não foram empossados,como fica isso.
 
valdir zatti em 27/11/2013 11:03:26
Professores cade a humildade, o prefeito Nelson Trad chamou mais do que estabelecido no Edital o senhor Prefeito não e obrigado a chamar mais ninguém acho que ele deveria sim abrir um novo concurso, para de graça e vão estudar para quem sabe no próximo concurso obtenha uma melhor classificação .
 
Amanda Souza Marquez em 27/11/2013 10:51:15
Eles tem que protestar em frente a prefeitura, pois este ato é de exclusividade do Prefeito.
 
andré luiz em 27/11/2013 10:28:04
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions