ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Arquiteto de Dourados coordenou reforma no sítio do ex-presidente Lula

Igenes dos Santos Irigaray Neto, registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo de MS, é citado em reportagem da “Veja”

Helio de Freitas, de Dourados | 28/04/2015 15:25
O arquiteto Igenes Irigaray Neto em imagem divulgada em sua conta no Twitter (Foto: Reprodução)
O arquiteto Igenes Irigaray Neto em imagem divulgada em sua conta no Twitter (Foto: Reprodução)

O arquiteto e urbanista douradense Igenes dos Santos Irigaray Neto, que também atua profissionalmente em Campo Grande, é apontado como o responsável por coordenar a reforma no sítio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Atibaia, interior de São Paulo. O nome dele é citado na reportagem “Empreiteiro arrasta Lula para o meio do escândalo”, publicada no fim de semana pela Revista Veja.

Conforme a “Veja”, a reforma foi bancada pelo engenheiro Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, umas das empreiteiras envolvidas no escândalo da Petrobras e que está preso no Complexo Médico-Penal, na região metropolitana de Curitiba (PR). Simpatizante do PT, Pinheiro é citado pela revista como amigo íntimo de Lula que estaria esperando assinar um acordo de delação premiada para revelar informações sobre o escândalo da Petrobras, que entre os presos levou para a cadeia o tesoureiro nacional do partido, João Vaccari Neto.

De Dourados para Atibaia – Segundo a reportagem da revista semanal, Igenes Irigaray Neto mandado de Dourados especialmente para tocar o projeto em Atibaia. Conforme a Veja, Irigaray Neto foi encaminhado pelo empresário José Carlos Bumlai, também amigo de Lula e responsável em cuidar dos assuntos pessoais do ex-presidente.

Bumlai é pecuarista em Mato Grosso do Sul e dono da usina São Fernando, no município de Dourados. Além do caso Petrobras, Bumlai já foi citado em outros escândalos, como suposto o esquema de fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e pagamento de propinas em contratos da empresa de saneamento de Campinas (SP), em 2011.

Em uma rede social, o arquiteto Igenes Irigaray Neto cita como “motivo de orgulho” ter executado obras “de grande porte” nas usinas São Fernando, Santa Helena Adeco Agro e Eldorado Celulose, todas em Mato Grosso do Sul.

O Campo Grande News entrou em contato com Igenes Irigaray Neto através do telefone celular, mas não conseguiu entrevistá-lo sobre a citação de seu nome na reportagem da revista. O arquiteto disse que estava em uma área com sinal fraco de celular e não conseguia ouvir as perguntas. Pediu para a reportagem entrar em contato mais tarde.

Às 15h28 houve nova tentativa de contato, mas ele não atendeu ao celular. Foi deixado então um recado em sua caixa postal informando sobre o assunto e pedindo que retorne a ligação. Também foi deixada uma mensagem por meio do “Wattsapp”. Segundo o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de Mato Grosso do Sul, Igenes Irigaray Neto tem atuação em Dourados e na Capital.

O sítio de Lula – A revista Veja informa que o Sítio Santa Bárbara, cuja obra foi coordenada pelo arquiteto douradense Igenes Irigaray Neto, é o local onde o ex-presidente Lula costuma passar os fins de semana. Equipado com piscina, churrasqueira, campo de futebol e um lago artificial para pescaria, um dos esportes preferidos do ex-presidente, o sítio foi reformado por Léo Pinheiro, um presente para Lula. Segundo a revista, o pedido foi feito em 2010, antes de Lula deixar a presidência da República.

A reportagem da revista foi até Atibaia para mostrar o Sítio Santa Bárbara e cita que a reforma chamou a atenção dos moradores da região. “Era começo de 2011 e a intensa atividade nos 150 000 metros quadrados do sítio mudou a rotina da vizinhança. Originalmente, no Sítio Santa Bárbara havia duas casas, piscina e um pequeno lago. Quando a reforma terminou, a propriedade tinha mudado de padrão. As antigas moradias foram reduzidas aos pilares estruturais e completamente refeitas, um pavilhão foi erguido, a piscina foi ampliada e servida de uma área para a churrasqueira”.

Embora citado como de propriedade de Lula, o sítio aparece no cartório de Atibaia em nome dos empresários Jonas Suassuna e Fernando Bittar — ambos sócios de Fábio Luís da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente.

Moradores das redondezas ouvidos pela revista e que teriam trabalhando na reforma do sítio afirmam terem recebido o pagamento em dinheiro vivo, e em valores acima do mercado, para que entregassem a obra o mais rápido possível. “Ajudei a fazer uma das varandas da casa principal. Me prometeram 800 reais, mas me pagaram 2 000 reais a mais só para garantir que a gente fosse mesmo cumprir o prazo, tudo em dinheiro vivo", diz o servente de pedreiro Cláudio Santos, um dos entrevistados.

Páginas da Revista Veja com a reportagem sobre o sítio de Lula em Atibaia; arquiteto douradense atuou na obra (Foto: Reprodução)
Páginas da Revista Veja com a reportagem sobre o sítio de Lula em Atibaia; arquiteto douradense atuou na obra (Foto: Reprodução)
Nos siga no Google Notícias