ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Arroyo quer alterar constituição para MS trocar de nome

Redação | 17/06/2009 11:10

Defensor da mudança do nome do Estado, o deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) enfatiza que seguirá em frente com a proposta, que causa polêmica na Assembleia Legislativa.

"Estou estudando uma emenda à constituição para oficializar o plebiscito no Estado. Não só para mudar o nome, mas para assuntos de interesse estadual", salienta. Conforme Arroyo, a emenda já tem o apoio de oito deputados.

Questionado quanto à validade de uma lei estadual para alterar o nome do Estado, Arroyo afirma que, primeiro, é preciso ouvir a opinião do povo. Após a derrota para Cuiabá, na disputa pelos jogos da Copa 2014, o legislativo ressuscitou a ideia de alterar o nome de Mato Grosso do Sul para Pantanal.

Na sessão desta quarta-feira, os deputados-advogados Marquinhos Trad e Youssif Domingos, ambos do PMDB, questionaram a competência do legislativo estadual para proceder a mudança.

Conforme Trad, o Estado foi denominado de Mato Grosso do Sul ao ser criado por uma lei federal, portanto, uma lei estadual não poderia se sobrepor à legislação federal.

A tese ganhou apoio de Ary Rigo (PDT), que cumpre o sexto mandato como deputado. Rigo frisou que não é advogado, contudo, concorda que a Assembleia não tem competência para fazer a mudança.

Já Youssif Domingos alertou que a constituição estadual não prevê plebiscito neste caso. Desta forma, seria necessária a aprovação de uma emenda à constituição do Estado, autorizando a consulta popular. Contudo, ele também reforça o descrédito quanto à possibilidade de um projeto estadual resultar na mudança do nome. "O plebiscito será uma mera consulta", avalia.

Nos siga no Google Notícias