ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Assembleia aprova atendimento presencial de operadoras de celular

Leonardo Rocha | 03/02/2016 12:31
Deputados aprovam quatro projetos, na primeira sessão do ano (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados aprovam quatro projetos, na primeira sessão do ano (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto que obriga as empresas de telefonia móvel, a manterem no postos de atendimentos presenciais, em cidades que tenham mais de 20 mil habitantes. A proposta agora segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

As empresas terão que colocar a disposição dos clientes um escritório ou loja, com endereço fixo, para fazer o devido atendimento, já que a área de telefonia está entre aquelas com maior número de reclamações no Procon.

Este atendimento terá que ser feito no máximo em 30 minutos, após a chegada do cliente, sendo o controle por meio de senha. Deve garantir o serviço preferencial e exclusivo aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência, com a promoção das devidas adequações técnicas e arquitetônicas, para receber este público.

Os locais deverão funcionar em horário comercial, tendo como objetivo receber as reclamações e denúncias feitas pelos clientes. Quem não cumprir sofrerá primeiro advertência e depois multa de até 2 mil uferms. O projeto é de autoria dos deputados Marquinhos Trad (PMDB), Mara Caseiro (PMB), Lídio Lopes (PEN) e Flávio Kayatt (PSDB).

Outros - Os deputados também aprovaram, em segunda votação, o projeto de Antonieta Amorim (PMDB) que defende o uso de energias renováveis em novas edificações públicas do Estado, tendo como opção as fontes de radiação solar, biomassa, eólica e outras formas que sigam este padrão, sendo usadas em sistemas de condicionamento de ar e aquecimento de água.

Assim como o projeto de Cabo Almi (PT), que obriga empresas imobiliárias a informar aos seus consumidores, sobre atrasos no cumprimento de prazos de entrega das unidades habitacionais, já que a falta de informação gera insegurança e prejuízos aos compradores. "Podemos responsabilizar estas empresas que não cumprem o que foi acordado".

Em primeira votação, ainda foi aprovado a proposta de Marquinhos Trad (PMDB), que institui regras para evitar "promoções enganosas" no Black Friday. As empresas deverão publicar a relação de todos os produtos que estão na promoção, dois dias antes da data programada para a ação comercial. Também terá que expor o preço real do produto e qual o desconto concedido.

Nos siga no Google Notícias