ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Assembléia mantém veto à vacinação contra meningite

Redação | 06/05/2009 11:45

Diante da família do menino Linkon, que morreu aos três anos de meningite, os deputados estaduais mantiveram hoje o veto do governo ao projeto de vacinação gratuita contra a doença.

Pais e amigos do garoto, com camisetas que estampam o rosto da criança, foram até a Assembléia Legislativa em mais uma tentativa de garantir a imunização gratuita em Mato Grosso do Sul, mas não conseguiram evitar o arquivamento da proposta. No momento da decisão, o avô da criança, Juventino Cardoso, não se conteve e chamou aqueles que votara a favor do governo de "covardes".

Apenas seis deputados foram contra o veto, defendendo a vacinação gratuita de todas as crianças, desde que tenham prescrição médica.

Os únicos que ainda tentaram derrubar o veto do governo foram Pedro Kemp, Paulo Duarte, Amarildo Cruz, Pedro Teruel, todos petistas, além do Rinaldo Modesto (PSDB), Marquinhos Trad (PMDB) e Ary Rigo (PDT).

Para justificar o veto, o líder do governo na Assembléia Legislativo, Youssif Domingos (PMDB), disse que parecer da Secretaria de Saúde mostra que a vacina não combate todos os tipos de meningite e ainda pode provocar reação.

No entanto, uma modificação no texto, feita pelo próprio autor, garantia que a vacinação só ocorreria mediante prescrição médic.

A luta começou no ano passado, com apresentação do projeto pelo deputado Pedro Kemp (PT).  No ano passado, três crianças morreram da doença só na Capital. No dia 30 de março deste ano, o menino Wilker da Silva também morreu vítima da doença em Campo Grande.

O projeto foi vetado, mesmo depois do governador André Puccinelli ter anunciado que sancionaria a lei.

Lágrimas

Nos siga no Google Notícias