ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Assembléia promete economia neste ano

Redação | 02/02/2009 10:08

Os deputados estaduais voltaram hoje ao trabalho em cerimônia realizada com a presença do governador André Puccinelli e do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Carlos Brandes Garcia.

O presidente da casa, Jérson Domingos (PMDB), assumiu o compromisso de fazer em 2009 uma gestão "econômica". A promessa é de contribuir com o corte de gastos com a máquina pública, e repetir o que ocorreu no ano passado, quando parte do duodécimo foi devolvido ao Estado.

O Legislativo consome 3,5% da receita corrente líquida do Estado. O duodécimo da Assembléia em 2009 deve ficar em torno de R$ 13,5 milhões. "O quanto pudermos fazer de economia será feito, mas estamos otimistas, apesar do que se propaga sobre a crise financeira mundial", comentou Jerson.

Durante quase uma hora de discurso, o governador André Puccinelli também lembrou da crise, mas evidenciou os projetos desenvolvidos pelo governo. Nos últimos tempos, Puccinelli tem criticado sua própria assessoria, sobre deficiência na hora de divulgar as ações governamentais.

O destaque foi para as medidas sanitárias, após os focos de aftosa, em outubro de 2005. "O que foi coroado em julho do ano passado com a recuperação do status de área livre de aftosa com vacinação", avaliou.

Puccinelli voltou a lembrar do projeto Aldeia Produtiva, destinado aos índios, com repasse de patrulhas mecanizadas. A abrangência desse investimento tem sido questionada pela Funai, que cobra a inserção de mais comunidades no programa.

Também foram lembrados números do Vale Renda, investimento em 24.6 mil casas populares, construção de Centros de Atendimento de Assistência Social, melhoria de prédios de Uneis (Unidades de Internação) e 577 convênios com prefeituras.

Puccinelli também relatou investimentos em saúde, com liberação de R$ 58 milhões no ano passado. Sobre Educação, que teve como prioridade o ensino profissionalizante em 2008, o governador anunciou a construção de 3 escolas em tempo integral em Campo Grande, uma delas para o Ensino Médio.

Segurança pública foi outro setor evidenciado por André. Nas contas dele, a segurança recebeu 663 viaturas, além de fardas, armas e munição, e também ganhou com a realização de concursos públicos, com a convocação de 1.5 mil homens. Para este ano, os planos são de chamar mais 500 policiais civis.

Sobre infra-estrutura, o destaque foi para pavimentação e recuperação de rodovia estaduais, com intervenção em 17 pontos, em diferentes regiões.

Na parte de desenvolvimento, Puccinelli ressaltou que o governo trabalha para a instalação do poliduto que ligará Campo Grande ao porto de Paranaguá, para o escoamento da produção de álcool, uma das apostas de futuro do governo estadual.

"A superação do atual momento de crise será conseguida, sem dúvida", concluiu Puccinelli.

Composição - Após o discurso de Puccinelli, os novos líderes de bancada também usaram a tribuna. Em 2009, o PMDB terá como líder Akira Otsubo. No PSDB ficará Márcio Fernandes, que também acumula o posto de vice-líder do governo. Agora quem falará pelo PT é Pedro Teruel; pelo PDT falou Antônio Braga (mas não foi definido se ele ficará na lideranbça ou Onevan de Matos, ou Coronel Ivan); e pelo PR falará Antônio Carlos Arroyo.

Na sequência seriam escolhidos os membros das comissões permanentes da Assembléia, o que não acotneceu. (atualizada às 11h33)

Nos siga no Google Notícias