ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Assembleia realiza audiência para debater reforma política

Leonardo Rocha | 11/08/2013 14:47
Deputado quer discutir temas como voto distrital e financiamento público de campanha (Foto: Divulgação)
Deputado quer discutir temas como voto distrital e financiamento público de campanha (Foto: Divulgação)

Apesar de não ser prerrogativa da Assembleia Legislativa, os deputados irão realizar uma audiência pública para discutir a reforma política no país. Esta iniciativa foi do deputado Osvane Ramos (PT do B) e tem o apoio da maioria dos seus colegas.

O evento intitulado a “Reforma Política que o Brasil precisa” vai acontecer dia 15 de agosto (quinta-feira) a partir das 14h no Plenário da Casa de Leis, deve discutir questões como voto distrital, fim do voto proporcional e até financiamento público de campanha.

O deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), presidente da Assembleia, foi mais resistente a ideia pelo fato do legislativo estadual não ter “respaldo” para fazer qualquer mudança na legislação eleitoral.

Osvane ponderou que apesar desta decisão ser do Congresso Nacional, as discussões realizadas aqui, poderão ser repassadas para bancada federal de Mato Grosso do Sul.

Espera – O deputado estadual Lídio Lopes (PP) aguarda com ansiedade estas mudanças na legislação eleitoral, já que caso se decida pelo fim do voto proporcional ele terá que se filiar em um partido com maior expressão, como PMDB e PSDB.

Se as eleições permanecerem com as mesmas regras atuais, Lídio prefere “embarcar” em um partido menor, como o PEN (Partido Ecológico Nacional), pois segundo ele, teria mais espaço político para apresentar seus projetos.

Nos siga no Google Notícias