ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Política

Assembleia vai discutir novas regras para parcerias público-privadas

Outro tema em pauta no evento será o novo marco do saneamento básico em todo Brasil

Leonardo Rocha | 21/10/2019 08:42
Seminário será no plenário da Assembleia Legislativa, em Campo Grande (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Seminário será no plenário da Assembleia Legislativa, em Campo Grande (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

A Assembleia Legislativa sedia hoje (21), a partir das 14h, um seminário sobre novas regras para o saneamento básico e para as parcerias público-privadas, em todo Brasil. O evento faz parte de um debate sobre os temas, já que existem dois projetos que tratam do assunto no Congresso Nacional.

O primeiro projeto trata do novo marco legal do saneamento básico, que pode, por exemplo, abrir espaço para investimentos privados, para elevar a cobertura de rede de esgoto e água potável nas residências.

“Na atualidade, apenas 52% das casas têm rede de coleta de esgoto, não necessariamente o tratamento do esgoto. A porcentagem é baixa para um país com a economia do porte da economia brasileira”, disse o deputado federal, Beto Pereira (PSDB), que está coordenando o evento na Assembleia.

Ele ainda citou que o papel de fiscalização do processo poderá ficar com a Agência Nacional de Águas, que voltará a ter esta finalidade. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) inclusive já abriu processo para ter acesso à capital privado, nos investimentos de saneamento.

Parcerias – Também em pauta está o projeto que trata de novas regras para as parcerias público-privadas. “O assunto também muito relevante e atual e que pode mudar a forma como administramos os serviços públicos, e tenho certeza que vamos contribuir muito com os projetos”, disse o presidente da Assembleia, o deputado Paulo Corrêa (PSDB).

Um dos objetivos é tornar o ambiente “mais seguro” para estas parcerias com a iniciativa privada, inclusive gerando mais empregos nestes projetos em conjunto. “O que o Brasil está precisando neste momento é de investimentos para gerarmos mais empregos, renda e termos mais um novo ciclo virtuoso”, disse Pereira.

O evento terá a presença de especialistas da área, acadêmicos, técnicos do setor e parlamentares tanto da Assembleia, como do Congresso Nacional. Ainda haverá a participação de representantes do governo estadual e do município.

Nos siga no Google Notícias