ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Athayde aposta em inclusão institucional para conquistar a prefeitura da Capital

João Humberto | 16/06/2016 15:46
Pré-candidato na disputa à prefeitura de Campo Grande pelo PPS, Athayde Nery acredita que governança democrática é solução para uma cidade melhor (Foto: Fernando Antunes)
Pré-candidato na disputa à prefeitura de Campo Grande pelo PPS, Athayde Nery acredita que governança democrática é solução para uma cidade melhor (Foto: Fernando Antunes)

O ex-secretário de Estado de Cultura e pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande, Athayde Nery, aposta na inclusão institucional para ser o próximo chefe do Executivo Municipal. Em entrevista ao Campo Grande News nesta quinta-feira (16), o candidato do PPS afirmou que a população precisa se aproximar mais do governo e que isto só pode ser garantido por meio de gestão articuladora social.

Athayde saiu da Sectei (Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação) no dia 1º de junho e cravou sua pré-candidatura à Prefeitura de Campo Grande com base nos pedidos da militância do PPS e de vários sindicatos de categorias ligadas ao seu trabalho. “Saí da zona de conforto para tentar construir algo novo”, explica.

Detentor de quatro mandatos como vereador na Câmara da Capital, Athayde já disputou eleições para o Senado e, na municipal de 2012 em Campo Grande, foi candidato a vice na chapa de Reinaldo Azambuja (PSDB), atual governador. Isso lhe garantiu espaço grande no governo tucano, que o indicou para a pasta da Cultura, setor em que milita há anos.

“Foi uma oportunidade para também mostrar meu trabalho, agradeço muito. No entanto, optei por novos horizontes”, observa Athayde.

Ele também destaca que o foco da sua campanha é trabalhar junto à população uma administração compartilhada, sem isolamentos. “Quem faz a cidade são as pessoas e para isso é preciso estabelecer governo democrático”.

Cultura de planejamento – Em meio ao cenário de descrédito por conta de diversos casos de corrupção, a política precisa se inovar, afinal, a população está de olho, conforme Athayde. Por isso, ele acredita que a administração competente tem que ser enfrentada com uma administração ética, clara, transparente, coerente e de objetivos.

A falta de planejamento para um período de 20, 40 anos, é algo que acaba fazendo com que a população sofra em meio aos problemas que vão surgindo na cidade, de acordo com Nery. Ele defende um pacto por Campo Grande, com gestão embasada na valorização de uma cultura de planejamento.

“A população precisa ser valorizada e para isso eu quero criar mecanismos de participação popular. Isso é a inclusão institucional”, dispara.

A governança democrática só é entendida pela população quando passa a distinguir política de politicagem e político de politiqueiro, afirma Nery. Ele cita conquistas democráticas obtidas com a participação popular e que marcaram sua trajetória política.

É o caso da região onde é localizada a Estação Ferroviária e que abriga casas habitadas por ferroviários. “Em 1995 eu criei o projeto que tombou aquela região como patrimônio cultural. Os ferroviários corriam risco de serem despejados e com a proposta, foi garantido a eles que morassem nas casas e que se responsabilizassem pela região. Em troca, também não pagariam IPTU”.

No governo de Juvêncio Fonseca, Athayde esteve à frente de um movimento para que não fossem construídos postos de combustíveis de 100 em 100 metros, pela Petrobras, nos canteiros da avenida Afonso Pena. Foram coletadas sete mil assinaturas que rechaçaram o plano.

“Quando algo é questionado, aí é que o governante tem que se mobilizar para fazer a diferença”, acrescenta o pré-candidato.

A respeito de como pretende travar o embate com os adversários no âmbito do diálogo com a população para que as ideias sejam acatadas, Athayde cita uma frase de Santo Agostinho: “A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las”.

Lançamento – No próximo sábado (25), a partir das 9h, será lançado no Grand Park Hotel, o movimento “Campo Grande de todos nós”, da pré-candidatura de Athayde Nery à Prefeitura de Campo Grande. O hotel fica na avenida Afonso Pena, 5.282, no bairro Chácara Cachoeira.

(Matéria alterada às 17h58 do dia 17 de junho para acréscimo de informação)

Nos siga no Google Notícias