ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Athayde quer envolvimento maior da sociedade nas decisões da prefeitura

Defende gestão transparente, com eficiência e rapidez nas ações

Leonardo Rocha | 04/08/2016 12:15
Athayde Nery quer envolvimento maior da sociedade nas decisões da prefeitura (Foto:
Athayde Nery quer envolvimento maior da sociedade nas decisões da prefeitura (Foto:

O ex-secretário estadual Athayde Nery (PPS), candidato a prefeito de Campo Grande, visitou o Campo Grande News para apresentar seus projetos de campanha. Ele defende uma gestão transparente, com eficiência e rapidez nos serviços públicos, mas que tenha a participação direta da população, no que chama de "governança participativa".

Athayde deixou o governo estadual, no início de junho, para disputar a prefeitura. Com mais de 30 anos de vida política, já passou pelo movimento estudantil, sindical, foi vereador por quatro mandatos, além de secretário municipal e estadual. "Vamos apresentar um novo modelo de política, o Brasil está começando do zero, havia um sistema viciado, que precisa mudar".

Ele defende um envolvimento maior da sociedade, nas decisões políticas sobre saúde, educação, segurança e mobilidade urbana. "Nosso lema é somos todos prefeitos, já que este deixou de ser gestor, para ser um articulador político, com um modelo descentralizado e transparente, sem autoritarismo e ações antidemocráticas".

Para mudar o modelo atual, pretende implantar subprefeituras nas 7 regiões da cidade, com o intuito de propor agilidade aos serviços públicos e ouvir mais a população. "Assim teremos eficiência, precisamos estar mais perto das Moreninhas, Aero Rancho, Nova Lima e outras regiões da cidade, dispondo até de tecnologias e aplicativos para facilitar este contato".

Finanças - Athayde diz que apesar da crise financeira, pode se investir no empreendedorismo e inovações, para tornar ações mais rentáveis, inclusive implantando centros de formação tecnológicos nos bairros. "Podemos fazer parcerias com universidades, instituições, dar acesso digital, criando mais possibilidades para todos os segmentos".

Na segurança, defende uma guarda municipal com relação direta com a Polícia Militar e Civil, tendo enfoque no videomonitoramento e no trabalho de prevenção. "Tolerância zero para praças, prédios e espaços abandonados, ocupação espanta bandidos, também queremos a população sendo ouvida nos bairros e indicando as principais preocupações".

Ele não descarta parcerias público-privadas, mas entende que é preciso uma "fiscalização criteriosa" das atividades, até com agências reguladoras. "Temos que ter o cuidado para que o serviço público seja de qualidade, com acompanhamento de perto, para impedir corrupção".

Educação - Uma de suas principais bandeiras é a eleição direta para diretores nas escolas municipais e a participação da comunidade, na vida escolar. "Durante os finais de semana, precisa ter ações de lazer, cultura e social nas escolas, não pode ser um local parado, com atividades permanentes". Ainda citou a qualificação dos servidores e uso de prédios em parcerias, para novas unidades.

Para saúde quer implantar centros de diagnósticos médicos, para desafogar as demais unidades da cidade, assim como promover parcerias com os hospitais. "Serviço precisa ser de excelência, com bom atendimento, sem demora, tendo os recursos bem aplicados".

Política - Como ex-vereador, Athayde diz que a relação da prefeitura com o legislativo é fundamental, para que os projetos e ações sejam feitos em conjunto. "Não existe hierarquia, precisa de diálogo, paz e equilíbrio, quando tem briga tudo fica inviabilizado". Uma de suas promessas, é que caso seja prefeito, não vai tentar a reeleição.

Também revelou que vai criar um "site de arrecadação" na campanha, para receber doações. "Teremos poucos recursos, vamos precisar de ajuda, além disto com tempo de televisão pequeno, iremos investir nas redes sociais e no trabalho nas ruas".

Nos siga no Google Notícias