ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, SEGUNDA  16    CAMPO GRANDE 20º

Política

Azambuja lidera corrida ao Senado em MS, com segunda vaga disputada voto a voto

Na pesquisa estimulada, ex-governador tucano aparece na preferência do eleitorado em MS

Por Ângela Kempfer | 20/05/2025 06:32
Azambuja lidera corrida ao Senado em MS, com segunda vaga disputada voto a voto
Reinaldo Azambuja durante votação nas eleições municipais de 2024. (Foto: Henrique Kawaminami/arquivo)

Com duas vagas para o Senado em jogo nas próximas eleições, Mato Grosso do Sul começa a desenhar a disputa para 2026 com o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) aparecendo na preferência de 38,3% do eleitorado, conforme levantamento do Instituto Paraná. A ministra Simone Tebet é a segunda, com 29,2% das intenções de voto.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Ex-governador Reinaldo Azambuja lidera corrida ao Senado em Mato Grosso do Sul. Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Azambuja (PSDB) com 38,3% das intenções de voto para uma das duas vagas em disputa em 2026. A ministra Simone Tebet (MDB) aparece em segundo lugar, com 29,2%. Rose Modesto (União Brasil) e Nelsinho Trad (PSD) completam o grupo dos principais candidatos, com 26,8% e 23,8% respectivamente. A pesquisa estimulada, que apresenta nomes de possíveis candidatos, revela empate técnico entre Tebet e Modesto. Na espontânea, quando o entrevistado cita nomes, Azambuja e Tebet também lideram, com destaque para o alto índice de indecisos (81,1%).

O cenário está bem embolado quando a pesquisa é estimulada, apresentando nome de prováveis candidatos. Grudada em Simone, a ex-deputada e ex-superintendente da Sudeco, Rose Modesto (União Brasil), tem 26,8%, que coloca as duas em situação de empate técnico. O atual senador Nelsinho Trad (PSD) tem 23,8% e também figura no pelotão principal.

Azambuja lidera corrida ao Senado em MS, com segunda vaga disputada voto a voto
(Arte: Thainara Fontoura e Lennon Almeida)

Na pesquisa, que permitiu aos entrevistados indicarem até dois candidatos, assim como será possível no pleito de 2026, aparecem ainda a vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira (12,1%), seguida pela senadora Soraya Thronicke (7,7%), pelo deputado federal Vander Loubet (7,4%) e pelo deputado estadual Gerson Claro (3,6%).

Os números reforçam a tese de que a disputa pelas duas vagas será marcada pela pulverização de votos e pelo protagonismo de lideranças com histórico eleitoral consolidado.

Tanto Azambuja quanto Simone têm penetração em diversos segmentos, enquanto Rose e Nelsinho travam uma disputa direta pela terceira força, com margem de crescimento entre indecisos e eleitores dispostos anular ou votar me branco, que somam 4,5% e 11,9% respectivamente.

Na pesquisa espontânea, quando o próprio entrevista cita nomes, 81,1% dos eleitores disse ainda não saber ou não opinou sobre seus votos ao Senado. Nesse cenário, Tereza Cristina é a mais lembrada (2,9%) e em segundo está Reinaldo Azambuja (2,3%).

Azambuja lidera corrida ao Senado em MS, com segunda vaga disputada voto a voto
(Arte: Thainara Fontoura e Lennon Almeida)
Nos siga no Google Notícias