ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Política

Bernal cria “Conselho Político” e volta a articular apoio dos vereadores

Zemil Rocha e Jéssica Benitez | 18/03/2013 15:57
Bernal conversando com lideranças do PT no começo desta tarde (Foto: Vanderlei Aparecido)
Bernal conversando com lideranças do PT no começo desta tarde (Foto: Vanderlei Aparecido)

O prefeito Alcides Bernal anunciou esta tarde, no final da reunião com a cúpula do PT, que vai criar um ”Conselho Político” para aconselhá-lo na administração de Campo Grande. “Decidi aceitar a proposta de constituição do Conselho Político. É ótima Ideia. É sempre bem vindo qualquer tipo de conselho, principalmente político”, afirmou após o encontro.

A reunião, realizada no gabinete de Alcides Bernal, contou com a participação de algumas das principais lideranças petistas do Estado, como o senador Delcídio do Amaral, os deputados federais Vander Loubet e Antônio Carlos Biffi, o presidente regional do PT, Marcus Garcia, a secretária de Assistência Social, Thais Helena, e o líder do prefeito na Câmara, Marcos Alex Azevedo de Melo, o Alex do PT.

O presidente regional do PSDB, Reinaldo Azambuja, também foi convidado para a reunião, já que a intenção do PT seria a participação dos tucanos nesse conselho político. Vander chegou a anunciar a participação de Azambuja, mas depois informou que ele não estaria presente.

Segundo Vander, o Conselho Político “vai ser um espaço para a gente estar debatendo as questões políticas, de governo, de administração”. Indagado sobre a composição desse conselho pelos partidos aliados, o deputado petista disse que nada tinha sido definido sobre isso. “O prefeito ficou de elaborar sobre a composição e funcionamento, não entramos em detalhes”, declarou.

Não há modelo para esse Conselho Político e nem mesmo concordância entre os próprios petistas sobre a necessidade de criá-lo. O deputado federal Antônio Calos Biffi considera que esse tipo de comissão “não funciona”. “Quem ganhou eleição foi o prefeito e ele se aconselha com quem ele quiser”, opinou Biffi.

No encontro, coforme Vander, o prefeito Bernal fez exposição sobre os 68 dias de governo e ouviu sugestões dos petistas. “Algumas propostas foram bem recebidas e sentimos que as coisas vão começar a andar”, afirmou ele, sem, contudo, dar detalhes, ao ser questionado sobre essas propostas aceitas.

Maioria na Câmara - Aos petistas, Bernal informou que já está construindo base de apoio na Câmara de Campo Grande. Além dos nove vereadores que integram a base de apoio de Bernal no Legislativo Municipal, outros cinco já estariam “conversando” com o prefeito. “Ele está consciente de que precisa de uma base sólida na Câmara e está construindo isso”, revelou Vander Loubet.

Para ele, para ter segurança de aprovação dos projetos de lei na Câmara, o prefeito Alcides Bernal precisa ter apoio de pelo menos 17 dos 29 vereadores. “Um bom sinal foi a presença de vereadores durante a sanção da lei que permite shows na Expogrande”, disse Vander. Está manhã participaram da solenidade os vereadores Carlão (PSB), autor do projeto, Paulo Siufi (PMDB), Edson Shimabokuro (PTB), que não integram a base governista, Luiza Ribeiro, Cazuza e Alex do PT, que apoiam Bernal na Câmara.

Questionado sobre o instrumento que Bernal estaria usando para trazer mais vereadores para a base governista, Vander respondeu: “Vejo que com os vereadores, nessa relação de prefeitura e Câmara, é mais fácil de construir maioria, porque há relação direta entre eles e os eleitores, em razão das demandas dos bairros, como as questões sobre os postos de saúde, troca de lâmpada, recolhimento do lixo, tapa-buracos. É mais fácil atender essas demandas do dia a dia dos vereadores e aí abre canal para se aproximar”.

A respeito da possibilidade de serem oferecidos espaços na administração municipal para a conquista de mais vereadores para a base de apoio, Vander entende que essa oferta também é viável. Informou, porém, que os petistas não entraram nesse tipo de detalhamento com o prefeito.

Na opinião de Biffi, o prefeito está correto em conversar individualmente com os vereadores para aumentar sua base de sustentação política na Câmara. “No coletivo é difícil. Tem que fechar individualmente mesmo. Não fecha os 29 vereadores, mas dá para ter o apoio de 15 ou 16 vereadores”, disse ele.

O fato de o PSDB ter se afastado de Bernal, na avaliação de Biffi, não atrapalha esse projeto de construção da maioria na Câmara. “Os vereadores do PSDB estão contemplados, indicaram nomes para cargos”, ponderou o deputado federal petista. O discurso de que terão uma postura independente na Câmara, para Biffi, é apenas para a opinião pública. “Isso é discurso. Como vai ser independente com indicação sua no governo?”, questionou o parlamentar.

Também teriam sido discutidas, durante a reunião, a relação da Prefeitura de Campo Grande com o Poder Judiciário e com o Tribunal de Contas do Estado e as eleições do ano que vem. “Temos entendimento para estar juntos em 2014”, afirmou Vander. Em várias ocasiões, Bernal já manifestou seu apoio ao senador Delcídio do Amaral (PT) na disputa pelo governo do Estado. “Estamos com o Bernal e ele está integrado de maneira muito forte em nosso projeto”, confirmou Biffi.

O deputado Antônio Carlos Biffi observou ainda que, durante a reunião, foi colocada a necessidade de melhor integração das agendas. “É preciso ter uma participação maior da bancada do PT que apoia ele, tanto estadual, quanto federal e municipal”, apontou Biffi. “Colocamos nossas preocupações para estar conversando mais, articulando mais”, emendou.

Nos siga no Google Notícias