A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

20/07/2013 09:23

Bernal diz que vai manter Santini e continuar retendo dinheiro do Sisem

Zemil Rocha
Bernal não crê em vias de fato com a Câmara de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)Bernal não crê em "vias de fato" com a Câmara de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, inaugurou uma nova forma de dar entrevistas à imprensa, só respondendo agora a partir de e-mail enviados à sua assessoria de comunicação. O Campo Grande News enviou um questionário ao prefeito e Bernal respondeu a todas as perguntas.

Nas suas repostas, Bernal garantiu que vai manter o procurador-geral do Município, Luiz Carlos Santini, no cargo, apesar da recomendação do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que ele fosse afastado em razão de estar em "quarentena" por ter recentemente se aposentado do Tribunal de Justiça do Estado, onde não pode advogar por três anos.

Também esclareceu que os repasses ao Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais) estão retidos por determinação da Procuradoria Regional do Trabalho que por meio do ofício 1730.2013. "Assim que nova determinação daquela procuradoria for encaminhada acataremos a determinação", garantiu o prefeito. Ontem, o presidente do Sisem, Marcos Tabosa, ingressou pedido no Ministério Público Estadual para que o prefeito Alcides Bernal seja processado por "peculato" e "improbidade administrativa" em razão da retensão de quase R$ 600 mil referente a Contribuição Associativa e Imposto Sindical.

Bernal também respondeu a questionamentos sobre a nomeação da irmã do conselheiro Waldir Neves, relator da Inspeção Extraordinária do Tribunal de Contas do Estado sobre os atos financeiros da Prefeitura de Campo Grande, e a ameaça de cassação pela Câmara após o recesso parlamentar. Veja a seguir a íntegra das respostas do prefeito:

 

1- O MP sugeriu a dispensa do procurador-geral do Município Luiz Carlos Santini. O prefeito vai demitir ou manter Santini?

Temos plena confiança no trabalho e idoneidade do procurador Luiz Carlos Santini e o mesmo será mantido no cargo.

2- Qual o "motivo" que levou o prefeito Alcides Bernal a promover de cargo a irmã do conselheiro Waldir Neves, do Tribunal de Contas do Estado?

Em nossa administração todas as promoções são feitas mediante mérito do servidor, independente de seu parentesco.

3- Até quando a Prefeitura de Campo Grande vai continuar retendo o Imposto Sindical e a Contribuição Assistencial do Sisem? Qual a base legal para a retenção?

A Prefeitura está seguindo orientação da Procuradoria Regional do Trabalho que por meio do ofício 1730.2013 recomendou que os repasses ao Sisem fossem suspensos. Assim que nova determinação daquela procuradoria for encaminhada acataremos a determinação.

4- O presidente da Câmara, Mario Cesar, promete "vias de fato" no segundo semestre, deixando evidente que os vereadores deverão propor processo de cassação. O prefeito está pronto para esse enfrentamento com a majoritária oposição da Câmara de Campo Grande?

Nem pessoalmente ou institucionalmente, o presidente da Câmara nos fez tal afirmação, portando não acreditamos que o presidente da Casa de Leis do Município tenha se referido à relação Executivo e Legislativo dessa forma.

Todas as nossas ações administrativas têm amparo legal, o que nos dá total tranquilidade para seguirmos administrando Campo Grande, tendo as pessoas em primeiro lugar.

 

Marun ainda quer votar relatório da JBS antes de posse no ministério
Na véspera de ser empossado como ministro da Secretaria de Governo, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inqué...
Senado aprova R$ 1,9 bi a estados para compensar desoneração de exportações
Após suspender a sessão do Congresso Nacional, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), retomou os trabalhos do plenário da Casa com o obj...
Temer discutirá data de votação da reforma da Previdência nesta quinta
O anúncio do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), de que a votação da proposta de reforma da Previdência ficará para fevereiro causou r...


Respostas sensatas de um administrador. O compromisso com o fazer de forma ética com responsabilidade de administrar para todos. Acontece que os feudos acostumados com as benesses e o aproveitar de cargos e os benefícios da coisa pública, ainda não se conformaram; perderam as "divinas Tetas". Nossos nobres edis, que de forma equivocada lutam pelos espaços no poder de forma atabalhoada e arrogante, que coloquem a barba de molho, atenção!!! (todos) não se atrevam a se candidatar o ano que vem, quem viver verá. Nossa rede esta de olho, atenta, passo a passo de cada um de vocês, imagem quão grande será nossas manifestações nas ruas.........o ano que vêm.
 
João Vitor em 20/07/2013 21:08:15
Será que só agora se levantaram todos os questionamento sobre vida publica do prefeito, engraçado há tantos anos com o atual governador e ex prefeito e nada disso acontecia! me parece que as pessoas gostam mesmo é se serem humilhados por este poderosos, vamos parar de hipocrisia e deixar o cara trabalhar, pq minha vida não mudou em nada, nem antes e nem depois, o que esta mudando é a corja que esta fora do poder..lógico que isso incomoda..e ficam ai por meio da imprensa querendo tumultuar..pronto falei
 
ROSILENE JOSE ORLANDO em 20/07/2013 20:17:21
Nossos representantes "legislativo (vereadores) e executivo (prefeito)" deveriam respeitar o contribuinte cumprindo fielmente suas funções, isso não é nenhum favor ...é obrigação!
Abram os olhos! Os movimentos Brasil afora demonstram que o povo não suporta mais desbravadores na gestão publica....por isso... troquem a ganancia e a vaidade por trabalho que garanta aos Campo-grandenses saúde, segurança, assistência social e cidadania. ACORDEM!!!!!
 
flavio luis filiu da silva em 20/07/2013 17:17:11
infelizmente a minoria vai ter que contentar com os votos da maioria que o elegeu. chupa essa manga.
kkk
 
janilson cavalcante em 20/07/2013 15:31:23
Caro Odair Nacimento, é desta passividade que o Brasil e em especial Campo Grande não precisa! O mal tem de ser cortado pela raiz! Mais cedo ou mais tarde todos Campo-grandenses irão sofrer as consequências de uma administração totalitária e ignorante deste atual prefeito.
 
Eduardo Cruz em 20/07/2013 13:46:32
o que percebo e tenho quase certeza e que o prefeito é a lei, e com a lei ninguen pode, pense nisso sociedade, se ele é a lei, provavelmente nada vai adiantar...o negocio e sofrer e esperar o termino do seu mandato, isso se a lei não prorrogar os mandatos politicos para 50 anos....
 
odair nascimento em 20/07/2013 12:47:17
Que belo exemplo! O cara nasceu pra ser ditador! O que ele ainda esta fazendo ai na prefeitura? Cadê as demonstracoes? Fora Bernal e bem rapido!
 
Eduardo Cruz em 20/07/2013 11:59:54
enquanto não abrirmos concurso publico para candidatos formados em administração
e a qualquer cargo politico,estaremos a merce de aventureiros na vida politica,eo emocional da população mais carente vai eleger pessoas sem capacidade alguma de gestão,principalmente ao que se revere o nosso presente e futuro da cidade em que vivemos.
é dificil sabermos que isto pode ser uma forma de responsabilidade distante de nós eleitores.
 
joão ratier em 20/07/2013 11:50:43
Vamos deixar o Prefeito trabalhar com tranquilidade...será que ele, sendo um político e homem com experiência, estaria cometendo tantos "erros inocentes"?
A nossa Cidade estava precisando de mudanças, precisamos ter paciência, as mudanças precisam de tempo, e não é fácil mudar o que "aparentemente" estava dando certo.
 
ALFREDO SANDIM em 20/07/2013 10:30:20
estou cansada desse bla. bla são todos farinha do mesmo saco. Tudo isso é palhaçada do prefeito e vereadores.
 
Marina Silva em 20/07/2013 09:55:15
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions