A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

06/05/2013 12:50

Bernal manda base aliada criar CPI para investigar situação da saúde

Jéssica Benitez
Dois meses depois de se posicionar contra criação de CPI, Marcos Alex muda de opinião e apóia investigação do Legislativo (Foto: Marcos Ermínio)Dois meses depois de se posicionar contra criação de CPI, Marcos Alex muda de opinião e apóia investigação do Legislativo (Foto: Marcos Ermínio)

Após quase duas horas de reunião, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), incumbiu sua base aliada na Câmara Municipal de angariar o número de assinaturas suficiente para instaurar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde na Casa de Leis.

A atitude do progressista foi impulsionada por uma reportagem veiculada pelo Fantástico, programa dominical da Rede Globo, onde novamente o escândalo de corrupção no tratamento de pacientes com câncer em hospitais públicos da Capital foi exposto.

Na Câmara Municipal, dos 29 prefeitos, nove são aliados de Bernal. Oito vereadores participaram do encontro: Airton Araújo, Zeca do PT e Marcos Alex, do PT; Chocolate e Cazuza, do PP; Rose Modesto e João Rocha, do PSDB; e Luiza Ribeiro, do MD. Somente Gilmar da Cruz (PRB), que está em viagem na Terra Santa, não participou da reunião.

“Vamos nos reunir com as bancadas para aprovação do requerimento da CPI, como já tentamos em março”, explicou Luiza. Na primeira vez que houve tentativa, ela e Zeca foram os responsáveis por arrecadar assinaturas. Na época o líder do prefeito na Casa, vereador Marcos Alex, não aceitou orientações de Bernal e foi contra a criação da comissão.

“Também sou contra a CPI da Saúde. É muito abrangente, vai ser a CPI do fim do mundo”, disse o petista na ocasião. Hoje o discurso dele é totalmente diferente, agora Alex concorda com a gravidade dos fatos e ressaltou que a comissão criada para cuidar especificamente do escândalo do câncer não apresentou resultados.

“A comissão não deu resposta satisfatória, não tem um calendário especifico, não fizeram nenhum reunião oficial e não tem o poder de investigar de maneira legal”, afirmou o líder. Desta vez ele defendeu que a Câmara deve respaldo à sociedade. “O prefeito vai manter contato com o presidente (vereador Mario Cesar) para que haja participação do Legislativo”, anunciou.

Investigação – Mesmo sem saber se a CPI será ou não aprovada, os vereadores decidiram na reunião que haverá oitiva com os secretários que passaram pela pasta da Saúde nas últimas gestões. Segundo Alex, nos últimos oito anos não houve prestação de contas de dinheiro público alocado aos hospitais do Câncer e Universitário.

Luiza volta a defender instalação de CPI para investigar "máfia do câncer"
A vereadora Luiza Ribeiro (MD) voltou a cogitar instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os hospitais públicos que o...
Criação de CPI da Saúde volta a dividir aliados e oposição na Câmara
Depois das discussões envolvendo a criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Hospital do Câncer, vereadores da oposição ao prefeito Alcid...
Criação de CPI sobre máfia do câncer fracassa sem aval do líder do prefeito
Pela falta de uma assinatura, naufragou na Câmara Municipal a criação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar a atuação da máfia do câ...
Temendo “CPI do fim do mundo”, líder do prefeito é contra investigação
Líder do prefeito na Câmara Municipal, o vereador Marcos Alex (PT) sustentou hoje posição contrária à realização de uma CPI (Comissão Parlamentar de ...


Cadeia neles.....
 
antonio rocha em 06/05/2013 18:04:44
rs,rs,rs... agora cada um corre para um lado, querem apurar os fatos, mais que evidentes, mesmo antes da BELÍSSIMA reportagem do Fantástico, só CEGO não via ou quem de alguma forma estava levando vantagem.
Minha preocupação, que isso é apenas a ponta do Iceberg, deve existir muita coisa PODRE nessa história, com pessoas de GRANDE influência no estado.
 
Neyde de Oliveira em 06/05/2013 13:54:25
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions