ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Bolívia vive expectativa por referendo nesse domingo

Redação | 24/01/2009 09:42

Cerca de 4 milhões de bolivianos irão às urnas neste domingo (25) para aprovar ou não a nova constituição do país. O referendo é resultado do acordo, fechado em outubro do ano passado, entre os partidários do presidente da Bolívia, Evo Morales, e os parlamentares da oposição. Mais de 100 dos 411 artigos da proposta original foram modificados.

O novo texto constitucional prevê, entre outras medidas, a limitação do tamanho das propriedades rurais. Além disso, com a nova Constituição, os povos indígenas terão autonomia sobre suas terras tradicionais e uma parte na distribuição do faturamento obtido com a venda das riquezas naturais do país.

A reeleição de Evo Morales à presidência da Bolívia é um dos assuntos mais polêmicos do texto. O atual presidente foi eleito em dezembro de 2005, com mandato até 2011. Antes do acordo entre governo e oposição, o novo texto constitucional abria a possibilidade de Morales permanecer no poder até 2019. Após diversas críticas da oposição e da população boliviana, ele aceitou concorrer a apenas uma reeleição. O pleito está previsto para dezembro deste ano.

Uma comissão de observadores eleitorais do Mercosul está na capital La Paz para acompanhar o referendo. Após a votação, a comissão se reunirá com o Conselho Nacional Eleitoral da Bolívia para avaliar todo o processo eleitoral. A União Européia, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a União das Nações Sul-americanas (Unasul), entre outros organismos internacionais, também enviaram observadores ao território boliviano.

Nos siga no Google Notícias