ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Cabo Almi avalia que reforma visa reorganizar PMDB para as eleições

Carlos Martins | 03/04/2013 17:41

O deputado petista Cabo Almi avalia que a reforma administrativa implementada pelo governador Andre Puccinelli (PMDB), com a criação de novas secretarias, e também com a vinda do deputado federal Edson Giroto (PMDB) para a Secretaria de Obras Públicas, visa reorganizar o partido para as eleições em 2014. “O que eu vejo com a vinda de Giroto e a ida de Akira [Otsubo, que assume a vaga], é uma reorganização do grupo político pensando no fortalecimento para disputarem o governo do Estado”, disse nesta quarta-feira Cabo.

Além da vinda de Giroto para compor o secretariado, Puccinelli criou as secretarias de Desenvolvimento Regional e dos Municípios, da Casa Civil, e da Juventude, que serão ocupadas, respectivamente, pelo ex-prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad (PMDB), pela vice-governadora Simone Tebet (PMDB), e pelo vereador Herculano Borges (PSC).

Para o deputado Cabo Almi, o fortalecimento do PMDB se torna real com o resultado de pesquisa recente que mostra o ex-prefeito Nelsinho Trad bem avaliado na Capital e também a queda de popularidade do prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP), que é apoiador do pré-candidato do PT ao governo do Estado, senador Delcídio do Amaral. O suplente do petista, Pedro chaves, que é do PSC, poderia ir auxiliar Herculano Borges, que também é do PSC, e irá comandar a secretaria da Juventude, o que reforçaria a estratégia de fortalecimento.

A queda de popularidade Bernal também preocupa o PT. Os petistas entendem que o PMDB está usando a estratégia de colar o PT, do senador Delcídio, com o progressista Bernal. “Isso poderia derrubar a popularidade de Delcídio. Vejo isso com preocupação”, avaliou Cabo Almi. “Acho que nós, que sonhamos com a possibilidade real de eleger governador Delcídio do Amaral, temos que reavaliar tudo isso para não permitir o fortalecimento desse grupo que saiu fragilizado das eleições na Capital para que não se reorganizem de novo”, afirmou.

Aliança - Para neutralizar esta reorganização, o PT entende ser fundamental consolidar um entendimento com o PMDB, além de fortalecer a aliança com outros partidos. Para reforçar esse plano, Cabo Almi diz que o PT precisa continuar dialogando com as forças políticas, principalmente com os partidos aliados. “Temos que conversar mais com esse grupo, com a possibilidade de fazer uma aliança do PMDB com o PT para neutralizar os peemedebistas”, disse.

Almi entende, também, que Giroto individualmente perde com a mudança, de sair de deputado federal para virar secretário. “Mas eles estão pensando no coletivo, na força deles e não em Giroto em si. Até sacrificam Giroto de certa forma, mas ampliam com o Akira e fortalecem o grupo”.

Segundo o deputado petista, o PT trabalha para que a eleição em 2014 seja “plebiscitária”, com um candidato consolidado para a eleição, para que o resultado da disputa não seja uma “surpresa”. “O que nós estamos tentando, hoje, as pessoas não estão entendendo. Não é o PT ajudar o PMDB, é trazer o PMDB dentro de um fortalecimento para eleger Delcídio. Temos que neutralizar o fortalecimento deles para que tenhamos a possibilidade de trazê-los conosco para consolidar nosso projeto, que é de eleger Delcídio”, reiterou.

Nos siga no Google Notícias