ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Câmara adia votação de projeto que propõe armar a Guarda Municipal

Jéssica Benitez | 16/04/2013 12:32
Plenário adiou votação porque prefeito é contra medida (Foto: Marcos Ermínio)
Plenário adiou votação porque prefeito é contra medida (Foto: Marcos Ermínio)
Para garantir aprovação de projeto, Alceu deixou votação para próxima terça-feira (Foto Marcos Ermínio)
Para garantir aprovação de projeto, Alceu deixou votação para próxima terça-feira (Foto Marcos Ermínio)

A votação do projeto de lei, que libera a utilização de armas de fogo pela Guarda Municipal de Campo Grande, foi adiada após causar polêmica na Câmara Municipal. Proposta pelo vereador Alceu Bueno (PSL), a medida perdeu apoio no legislativo, de 23 para 19 parlamentares, e corria o risco de não ser aprovada. 

“Hoje temos só 19 assinaturas e precisamos, no mínimo de 20 para passar pelo crivo do Legislativo”, justificou Alceu. O adiamento causou protesto por parte dos guardas presentes na sessão. “Mas eles têm que entender que se fosse reprovada hoje, só ano que vem para tentar de novo”, explicou o vereador Carlão (PSB).

Conforme adiantou Alceu, os vereadores que compõem a base aliada ao prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), irão votar contra o projeto de armamento por orientação do próprio chefe do Executivo. O parlamentar Gilmar da Cruz (PRB), aliado ao progressista, porém, garantiu que votará a favor da aprovação.

“Ele disse isso, mas não assinou nada. Não estávamos contando com ele porque o Gilmar não nos passou segurança”, alegou Bueno. O líder do prefeito na Casa de Leis, vereador Marcos Alex (PT), garantiu que não há ordem do prefeito para bancada votar contra o projeto, mas que é preciso discutir mais o assunto antes de qualquer coisa.

“A base é a favor de um projeto que recupere e dê condições à Guarda, medida que não foi tomada nos últimos oito anos, desde quando foi criada”, disse. O petista afirmou que antes de aprovar a medida, é necessário discutir uma série de critérios. “Cidades com população acima de 500 mil habitantes têm a liberação para armar a Guarda, mas precisamos discutir”, opinou.

Alex questionou, por exemplo, se há orçamento para armar os guardas municipais, qual tipo de armamento seria utilizado e quais locais da Capital precisam de armas de fogo para garantir segurança. “Isso demanda debate aprofundado. Se aprovarmos sem critérios e alguém chegar a morrer injustamente, o prefeito é quem vai ser responsabilizado”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias