ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 24º

Política

Sem acordo, votação do projeto que cria secretarias fica pra semana que vem

Luciana Brazil | 27/03/2013 13:16
Deputados petistas forçam votação de projeto para depois do feriado. (Foto:Assembleia Legislativa)
Deputados petistas forçam votação de projeto para depois do feriado. (Foto:Assembleia Legislativa)

Apesar do pedido de regime de urgência, o projeto de reestruturação administrativa do governador André Pucinelli (PMDB), que cria três novas pastas e autoriza o Executivo a criar secretarias extraordinárias, será votado somente na terça-feira que vem. A votação, que deveria acontecer hoje, caso todas as lideranças acatassem o pedido de urgência, foi barrada na Assembleia Legislativa pela base petista da Casa. Por causa do feriadão da Semana Santa, não haverá sessão amanhã.

Os deputados do PT já sinalizavam, ontem, que o projeto não iria para votação hoje. Na sessão desta quarta-feira, Amarildo Cruz (PT) afirmou que não houve acordo entre lideranças e que o projeto ainda corre o risco de não ser aprovado pelos deputados da oposição ao governador. "Não houve acordo entre as lideranças e a votação ficou para terça-feira. Não vejo motivo para essa sangria desatada, de ter que ser em regime de urgência e nós faremos os questionamentos necessários sobre o projeto.".

O deputado Pedro Kemp (PT) questionou na sessão de ontem a “pressa” em aprovar o projeto de reestruturação e disse que as secretarias deveriam ter sido criadas no início do mandato. “Além disso, não podemos aprovar sem discutir, sem conhecer o projeto. Sou contra cotar o projeto em regime de urgência”.

O líder da bancada petista, o deputado Laerte Tetila, afirmou que os parlamentares irão ponderar todos os aspectos do projeto, mas antes da votação é preciso “conhecê-lo”. “O gestor eleito tem todo o direito de redesenhar a máquina, mas isso geralmente acontece na fase inicial da administração. O governador tem essa prerrogativa. Mas ainda precisamos aprovar o projeto. Definir uma posição agora seria como atirar no escuro”.

Apesar das resistências, o governador tem maioria na Assembleia e não deve enfrentar dificuldades para aprovar o  projeto que propõe a criação das novas pastas (Casa Civil, de Articulação, de Desenvolvimento Regional e dos Municípios e a da Juventude). É necessário maioria simples, ou seja, 50% mais um voto.

As secretarias têm o cunho de pavimentar a candidatura de Nelson Trad (PMDB) e Simone tebet (PMDB) para eleição de 2014. Outro beneficiado com o projeto do governador é o vereador Herculano Borges (PSC) que assume a pasta da Juventude.

Nos siga no Google Notícias