ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Câmara aprova aumento de pena por calúnia contra mulheres

Proposta ainda dá prioridade às investigações policiais de violência doméstica sobre as demais

Adriel Mattos | 24/11/2021 08:45
Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira (23), projeto de lei que aumenta a pena dos crimes de calúnia, difamação e injúria cometidos em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. O texto agora vai à votação no Senado Federal.

Atualmente, o Código Penal prevê penas de detenção de um mês a dois anos a depender do crime, e o projeto aumenta as penas aplicadas pelo juiz em um terço.

Já para o crime de ameaça, a pena atual de detenção de um a seis meses ou multa passa para detenção de seis meses a dois anos e multa, quando ocorrer no contexto de violência contra a mulher.

O código caracteriza esse crime como aquele em que o agente ameaça alguém com palavras ou gestos, por escrito ou qualquer outro meio simbólico de lhe causar mal injusto e grave.

A proposta ainda estabelece que esses crimes cometidos no contexto de violência contra a mulher não dependerão mais exclusivamente da queixa da ofendida, podendo o Ministério Público oferecer a denúncia. Também não será permitida a isenção da pena para os acusados que se retratarem antes da sentença condenatória nessa situação específica do contexto de violência contra a mulher.

Tornozeleira – Pelo texto, o Código de Processo Penal é alterado para permitir que o magistrado determine o uso de tornozeleira eletrônica ao suspeito preso em flagrante, sem prejuízo de outras medidas cautelares na audiência posterior à prisão.

Atualmente, na audiência, que deve ocorrer em 24 horas após a prisão, o juiz determina a soltura do preso se a prisão em flagrante for considerada ilegal, converte a prisão em preventiva se outras medidas cautelares forem insuficientes ou concede liberdade provisória com ou sem fiança.

O uso do equipamento já costuma ser autorizado pela Justiça, mas agora, a medida passa a ter previsão legal.

Outra mudança, já na Lei Maria da Penha, permitirá que o delegado de polícia providencie o afastamento imediato do agressor do lar da vítima se verificada a existência de risco atual ou iminente à vida dela ou à sua integridade física ou psicológica ou de seus dependentes. Atualmente, isso é possível apenas nas cidades onde não há um juiz.

Por fim, a proposição concede prioridade de tramitação aos processos sobre crimes contra a mulher no âmbito doméstico e familiar. Essa prioridade existe apenas para os crimes hediondos.

Nos siga no Google Notícias