ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Câmara aprova criação do auxílio gás para famílias pobres

A matéria será enviada à sanção presidencial

Adriano Fernandes | 27/10/2021 23:10
Deputado Christino Aureo (PP), relator da proposta. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)
Deputado Christino Aureo (PP), relator da proposta. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) o projeto de lei, que cria o auxílio gás aos brasileiros de baixa renda. O texto prevê que as famílias recebam a cada dois meses o equivalente a 40% do preço do botijão de gás de 13 Kg. A matéria será enviada à sanção presidencial. Os deputados aprovaram em votação simbólica a maior parte das mudanças sugeridas pelos senadores ao texto.

O Plenário acompanhou o parecer do relator, deputado Christino Aureo (PP-RJ), que manteve como uma das fontes de financiamento dessa ajuda a parte do montante que cabe à União da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-combustíveis), que passará a incidir sobre o botijão de gás de 13 Kg. O Senado havia proposto a retirada dessa fonte para bancar o programa.

Serão beneficiados os moradores cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), cujas famílias tem renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo.

Entretanto, permanecem como beneficiárias as famílias que tenham entre seus membros pessoas contempladas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Outra preferência de pagamento será para a mulher responsável pela família.

Com informações da Agência Câmara***

Nos siga no Google Notícias