ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Câmara aprova projeto que autoriza envio de petições judiciais por e-mail

Proposta foi aprovada em caráter conclusivo e será enviada ao Senado. Projeto altera a chamada Lei do Fax (9.800/99), que autorizou o trânsito de peças via fax ou outro meio similar

Izabela Sanchez | 22/07/2018 16:33
Projeto altera lei a chamada "lei do fax" e foi relatado pelo deputado Fábio Trad (PSD) (Alex Ferreira/Câmara dos Deputados)
Projeto altera lei a chamada "lei do fax" e foi relatado pelo deputado Fábio Trad (PSD) (Alex Ferreira/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto que autoriza expressamente na lei que petições judiciais sejam enviadas ao juízo via correio eletrônico ou meio similar. Agora, o texto, Projeto de Lei 8578/17, do deputado Victor Mendes (MDB-MA), será votado no Senado.

Conforme o portal da Câmara, a proposta altera a chamada Lei do Fax (9.800/99), que autorizou o trânsito de peças via fax ou outro meio similar, desde que os originais fossem enviados posteriormente. O portal explica que o projeto também proíbe o órgão judicial de negar às partes o uso das ferramentas tecnológicas para recebimento de petições se dispor de tecnologia para isso.

Outro ponto que muda com a nova lei é que se houver divergência entre a versão eletrônica e os originais protocolados, o magistrado deve levar em conta a primeira petição recebida. O autor afirma que esta já é prática consolidada pelos tribunais, o que precisa de fundamentação legal.

O relator do projeto é o deputado Fábio Trad (PSD). O parlamentar escolheu alterar a data de vigência do texto. Segundo o portal da Câmara, enquanto a versão original previa a aplicação da lei após 180 dias, o texto aprovado pela comissão estabelece a vigência imediata da proposta.

“Mesmo a medida proposta considerada mais inovadora – utilização de correio eletrônico ou similar para a prática de atos processuais – já virou realidade em muitos órgãos do Poder Judiciário”, defendeu o relator.

Nos siga no Google Notícias