ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Câmara dos Deputados tem sábado movimentado em véspera de eleição

Bancada federal de MS deve ir rachada para votação

Juliene Katayama | 31/01/2015 12:50

Deputados, cabos eleitorais, assessores parlamentares e jornalistas circulam pelos corredores da Câmara dos Deputados neste sábado (31), véspera da posse dos eleitos no ano passado e também da eleição da Mesa Diretora. Todos estão de olho na eleição, marcada para amanhã, às 18h – horário de Brasília. A bancada sul-mato-grossense composta de oito deputados federais deve ir rachada para a votação.

Estão previstas reuniões na Câmara e fora, com direito a almoços e jantares com os candidatos. Cabos eleitorais de alguns candidatos estão posicionados nas principais entradas para conseguir a adesão de mais eleitores.

Os deputados do Estado Carlos Marun e Geraldo Resende, ambos do PMDB, vão apoiar Eduardo Cunha (PMDB). Já Márcio Monteiro (PSDB) e Tereza Cristina (PSB) devem votar em Júlio Delgado (PSB). E por fim, os petistas Vander Loubet e Zeca do PT e Dagoberto Nogueira (PDT) vão escolher Arlindo Chinaglia (PT).

A líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), definiu a eleição do novo presidente da Câmara como a "batalha central" para o futuro do País. Segundo ela, nessa disputa, cada segundo é importante. "Às vezes, a eleição da Mesa se define apenas no último segundo", disse. O PCdoB apoia o candidato do PT, Arlindo Chinaglia.

O deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC) explicou que hoje serão realizadas reuniões a cada hora para tentar convencer os deputados. "São 513 que votam, e cada voto é importante", disse. Seu partido endossa a candidatura do peemedebista Eduardo Cunha.

Até agora, quatro deputados estão na disputa: Arlindo Chinaglia (PT-SP); Chico Alencar (Psol-RJ); Eduardo Cunha (PMDB-RJ); e Júlio Delgado (PSB-MG). Para ser eleito em primeiro turno, o candidato precisa ter maioria absoluta dos votos. Se os 513 votarem, serão necessários 257 votos para garantir a eleição na primeira disputa. Se isso não ocorrer, haverá segundo turno entre os dois mais votados, e o que receber o maior número de votos será eleito.

Além do presidente, serão eleitos amanhã dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes, que compõem a Mesa Diretora. Os nomes dos candidatos a esses cargos, no entanto, serão definidos apenas neste domingo, já que os cargos são designados aos partidos de acordo com o tamanho da bancada.

Parlamentares novatos e reeleitos também vieram à Casa para receber botons identificadores e participar de um seminário realizado pela Câmara. Cada um recebeu credenciais e um kit com informações sobre a Casa, Regimento Interno, Constituição e outras publicações. Os novatos participam de reuniões de boas-vindas dos partidos e também entram em contato com lideranças da Casa.

Nos siga no Google Notícias