ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Câmara Federal aprova nova CPMF com 259 votos a favor

Redação | 11/06/2008 18:15

Por 259 votos favoráveis, 159 contrários e duas abstenções foi aprovada pela Câmara dos Deputados nesta noite a criação da CCS (Contribuição Social para a Saúde), a recriação da CPMF (Contribuição sobre Movimentação Financeira). O governo precisava de 257 votos para aprovar a medida.

O projeto segue agora para votação no plenário do Senado, onde a oposição espera conseguir derrubar a criação da CSS. A Contribuição foi incluída no texto que regulamenta a Emenda 29, que amplia recursos para a saúde, aprovada hoje. O Senado havia aprovado a emenda 29 sem incluir a criação da CSS.

Se aprovada no Senado, a contribuição começará a ser cobrada a partir de 1º de janeiro de 2009. A alíquota será de 0,1% e incidirá sobre toda movimentação financeira. A não será cobrada no lançamento das contas da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios, das fundações e das autarquias. Também ficarão isentos da cobrança os saques das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), do Fundo de Participação PIS/Pasep e do seguro desemprego.

Aposentados e pensionistas também não serão taxados, assim como os trabalhadores da ativa com salário de até R$ 3.038.

Assim como era com a CPMF, cobrança da CSS será de responsabilidade dos bancos e instituições financeiras. O valor recolhido será integralmente repassado ao Funasa (Fundo Nacional de Saúde).  A promessa do governo é que e os recursos deverão ser aplicados exclusivamente em ações e serviços públicos de saúde.

Nos siga no Google Notícias