ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Câmara quer devolução da taxa de lixo sem análise prévia de vereadores

Anahi Zurutuza e Mayara Bueno | 17/01/2018 10:58
Vereador João Rocha em entrevista coletiva (Foto: Mayara Bueno)
Vereador João Rocha em entrevista coletiva (Foto: Mayara Bueno)

Vereadores querem que a Prefeitura de Campo Grande encontre uma maneira de começar a ressarcir contribuintes que já pagaram a taxa de lixo, sem que seja necessário o envio de projeto para análise da Câmara Municipal.

O presidente da Casa de Leis, vereador João Rocha (PSDB), convocou coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (17) para dizer que o pedido será enviado por ofício na tarde de hoje.

O objetivo é agilizar a devolução do dinheiro, segundo Rocha. “Devemos sanar o problema e não postergá-lo. Se houver a possibilidade de restituição que o faça, para que não fique vinculada a nova regra”.

O presidente explicou que se for depender da análise do projeto, pode demorar para que o Executivo comece a ressarcir os donos de imóveis da Capital que desembolsaram altos valores com a taxa, porque vereadores terão de se fazer análise criteriosa no novo texto que também deve trazer informações sobre como e quando será cobrada a taxa de lixo.

“A taxa é cobrada porque é legal, é um serviço público”, disse, deixando claro que a cobrança foi suspensa, mas que será feita mais cedo ou mais tarde.

O vereador também destacou que o problema gerados com a inclusão da taxa de lixo no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) não foi da legislação que impôs a cobrança – enviada pelo Executivo, analisada e aprovada pela Câmara Municipal –, mas na “aplicabilidade da lei”. “Vereadores se debruçaram no projeto”, defendeu.

A prefeitura previa encaminhar aos vereadores o projeto de lei revogando a taxa do lixo e contendo as novas regras para a cobrança até esta quarta-feira (17). Só depois da aprovação, a administração municipal começaria a devolução do dinheiro aos contribuintes.

Suspensão – De férias no exterior, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou a suspensão da taxa de lixo por meio de nota no dia 10 de janeiro, depois que contribuintes lotaram a prefeitura de questionamentos sobre o valor cobrado.

No mesmo texto, ele informou que quem já havia pagado o IPTU à vista para garantir o desconto de 20% - o prazo vencia naquele dia – teria a taxa revogada.

Foram arrecadados R$ 9 milhões até que a taxa de lixo fosse revogada. A administração municipal reenviará todos os carnês do IPTU aos contribuintes que não pagaram o tributo e o prazo para pagar com 20% foi estendido até o dia 23 de fevereiro.

Idealizada para reduzir o valor cobrado pela coleta e destinação de resíduos sólidos a 60% dos campo-grandenses, a nova taxa do lixo na verdade elevou o custo do serviço para 98% dos contribuintes. Foi o que informou a prefeita em exercício Adriane Lopes (PEN), quando admitiu o erro técnico durante cálculo do IPTU.

Nos siga no Google Notícias