ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

'Campo Grande será a 37ª', diz Reinaldo sobre prefeituras do PSDB em MS

Para governador, liberar integrantes do partido para coligarem com quais legendas quisessem foi estratégia que funcionou

Anahi Zurutuza e Ricardo Campos Jr. | 03/10/2016 16:34
Reinaldo Azambuja durante entrevista coletiva (Foto: Fernando Antunes)
Reinaldo Azambuja durante entrevista coletiva (Foto: Fernando Antunes)

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), abriu coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (3) comemorando os resultados das eleições no interior de Mato Grosso do Sul. O partido fez três vezes mais prefeitos desta vez – foram 12 em 2012 e 36 neste ano.

“Campo Grande será 37ª cidade governada pelo PSDB”, afirmou, otimista para o 2º turno na Capital contra Marquinhos Trad (PSD).

O chefe do Executivo municipal deu mais números: 165 vereadores tucanos foram eleitos e candidatos do PSDB conquistaram neste ano 426 mil votos, 22% do eleitorado formado por 1.875.869 pessoas no Estado. O aumento na quantidade de votos é de 232% em relação a 2012, segundo Reinaldo, quando 128 mil confiaram nos peessedebistas.

Para o governador, apesar da campanha mais curta, um fator decisivo para tantas vitórias foi liberar o partido para coligar com qualquer legenda nas cidades do interior. “Nós respeitamos as questões locais, porque cada cidade tem sua particularidade”.

Reinaldo disse acreditar ainda na mudança de comportamento do eleitorado. As pessoas são se prendem mais tanto a partidos e militâncias, segundo o chefe do Executivo.

PT – Esta mesa última teoria explica o enfraquecimento do Partido dos Trabalhadores, que não elegeu nenhum prefeito ontem (2).

“O enfraquecimento foi nacional, mas isso mostra a liberdade do eleitor, desprendido de partidos, mais aberto a ouvir e escolher e não limitado a uma legenda, um projeto”, afirmou.

Derrotas – Apesar de vitória em quase metade dos municípios do Estado, o PSDB perdeu por 27 votos as eleições em Nova Andradina, onde Gilberto Garcia (PR) venceu o prefeito candidato a reeleição, Roberto Hashioka. Geraldo Resende, concorrente tucano à Prefeitura de Dourados, também foi derrotado por Délia Razuk (PR).

Sobre isso, o governador apenas disse que continuará dando apoio aos prefeitos de todas as cidades, sem olhar partido.

Nos siga no Google Notícias