ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Política

Capital está em 4º em ranking sobre transparência e MS surge em 6º

Levantamento pesquisa informações que devem ser divulgadas em relação às verbas públicas

Mayara Bueno | 12/12/2018 16:41
Portal da Transparência de Campo Grande. (Foto: Reprodução/Internet).
Portal da Transparência de Campo Grande. (Foto: Reprodução/Internet).

Em nova avaliação da CGU (Controladoria-Geral da União), Campo Grande aparece entre as 4 capitais com melhores índices quando o assunto é transparência e o Governo de Mato Grosso do Sul figura na 6ª posição.

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União divulgou nesta quarta-feira (dia 12) o resultado da Escala Brasil Transparente. A medida avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação e de outros normativos sobre transparência.

Campo Grande recebeu nota 9.64, ficando atrás de cidades situadas nos estados do Espírito Santo, Paraná, Pará, Pernambuco e Bahia. Entre as cidades, Campo Grande está em 10º e, entre as capitais, aparece em 4º, logo atrás de Curitiba (PR), Recife (PE) e Vitória (ES).

Os órgãos públicos sob consulta têm de ‘responder’ às seguintes questões: se possuem portais na internet; se o ente federado divulga às informações orçamentárias e financeiras consolidadas em um portal de transparência; informa sobre sua estrutura organizacional; se há dados sobre as unidades administrativas; endereço; telefone, dentre outras informações. A cada resposta positiva, o índice é calculado.

Mato Grosso do Sul recebeu nota de 8.94. O Portal do Estado, por exemplo, respondeu “não” quanto a uma pergunta sobre licitação e também não possibilita consulta para acompanhamento de obras, segundo o levantamento.

No mesmo ranking publicado em dezembro de 2016, MS pontuou 9,1, na mesma escala de 1 a 10. Já o levantamento da Rede de Controle de Gestão Pública de Mato Grosso do Sul, de 2017, o Estado e Prefeitura chegaram a ter 10.

Na Capital, as respostas foram “não” para as perguntas sobre divulgação de pagamento, a respeito de acompanhamento de obras públicas, por exemplo.

Avaliação

A Escala Brasil Transparente avaliou quesitos de transparência passiva e também ativa. Ou seja, a pesquisa apurou se os governos estaduais e municipais publicam em seus portais os dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, entre outros.

Além disso, dados sobre o cumprimento da Lei de Acesso e Informação para solicitações de informação pelos cidadãos e atendimento destes pedidos.

O anúncio faz parte das atividades comemorativas pelo Dia Internacional contra a Corrupção.

Site do Governo do Estado que disponibiliza informações. (Foto: Reprodução/Internet).
Site do Governo do Estado que disponibiliza informações. (Foto: Reprodução/Internet).
Nos siga no Google Notícias