ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Pedro Chaves quer incentivo a empresas para contratarem pessoas acima de 60 anos

Objetivo é colocar este público novamente no mercado de trabalho

Leonardo Rocha | 17/07/2017 10:40
Senador de MS, Pedro Chaves, apresentou projeto para beneficiar idosos (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Senador de MS, Pedro Chaves, apresentou projeto para beneficiar idosos (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O senador Pedro Chaves (PSC) apresentou projeto que defende a concessão de incentivos a empresas, para a contratação de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A intenção é permitir que este público continue trabalhando ou volte ao mercado, para contribuir com sua experiência.

A proposta permite que a empresa possa deduzir da contribuição social paga ao governo, um valor equivalente a um salário mínimo, para cada semestre de contrato com a pessoa com mais de 60 anos, podendo ainda deduzir da sua base de cálculo, em relação ao lucro líquido, a remuneração paga a este funcionário.

O senador de Mato Grosso do Sul justifica que com este incentivo, poderá contribuir para que os idosos possam continuar na ativa ou até retornem ao mercado de trabalho. "O projeto é importante porque estas pessoas têm muita experiência profissional acumulada, além da experiência de vida, que proporciona bom senso e serenidade".

Ele ressaltou que as empresas "não podem abrir mão deste conhecimento", citando inclusive que as grandes marcas e multinacionais possuem em maioria, pessoas nesta faixa etária nos seus conselhos administrativos. "Eles decidem os rumos das corporações".

Chaves ainda indicou dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mostram que em 2016, o número idosos que perderam o emprego foi 3,4% maior do que nas demais faixas etárias. O projeto segue para as comissões do Senado Federal, para depois passar por duas votações no plenário, no segundo semestre.

Nos siga no Google Notícias