ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Clima é de tensão para votar vetos de Bernal e servidores se mobilizam

Zemil Rocha | 27/05/2013 15:35
Servidores devem voltar a lotar a Câmara na sessão de amanhã (Foto: Vanderlei Aparecido)
Servidores devem voltar a lotar a Câmara na sessão de amanhã (Foto: Vanderlei Aparecido)

O clima já é de tensão em relação aos vetos do prefeito Alcides Bernal (PP) às emendas aprovadas pelos vereadores nos projetos de reajuste salarial. A bancada majoritária já se articula para derrubar os vetos. O Sindicato dos Servidores Municipais (Sisem) também se mobiliza para lotar amanhã a Câmara de Campo Grande para pressionar pela derrubada dos vetos de Bernal.

A fim de ter um discurso de unidade, o presidente da Câmara, Mario Cesar, convocou reunião fechada com os vereadores uma hora antes da sessão, às 8 horas. O líder do prefeito na Casa, Marcos Alex (PT), estava preocupadíssimo ontem com essa articulação.

Para o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Câmara, vereador Airton Saraiva (DEM), acredita que os vetos de Bernal serão “derrubados” na sessão de amanhã. “A tendência é a rejeição dos vetos, porque as emendas ao projeto de reajuste foram aprovadas pela maioria, acho que com 23 votos”, argumentou ele.

O presidente do Sisem, Marcos Tabosa, está mobilizando os servidores para lotarem o plenário da Câmara, embora afirme que “há muita pressão” do prefeito Alcides Bernal para impedir a presença na sessão. “Tem muita ameaça sendo feita”, declarou o dirigente sindical.

Bernal vetou quatro emendas ao projeto de reajuste dos servidores. O principal veto é o que não autoriza a aplicação de 15% às vantagens pessoais incorporadas e outras vantagens financeiras, fixadas em valor monetário. Também foi vetada a equiparação de 15% nos plantões de odontólogos, veterinários, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, farmacêuticos e farmacêuticos-bioquímicos com o dos médicos. O outro veto incidiu sobre o plantão de serviço dos fonoaudiólogos. Também foi derrubada a medida que assegurava adicional de insalubridade a todos os servidores da área de saúde.

 

Nos siga no Google Notícias