ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Colegiado defende fundo de segurança com repasse direto aos estados

Governador é um dos principais apoiadores da proposta, para combater tráfico na fronteira

Leonardo Rocha | 17/11/2017 11:54
Colegiado quer criação de fundo nacional de segurança (Foto: Philippe Lima - Divulgação)
Colegiado quer criação de fundo nacional de segurança (Foto: Philippe Lima - Divulgação)

O Consesp (Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública) divulgou nota, defendendo a criação do fundo nacional de segurança, com fonte de financiamento definida, repasse direto aos estados e aplicação exclusiva para este setor. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) é um dos principais apoiadores da proposta.

Reinaldo inclusive falou sobre o tema, durante encontro nacional de segurança pública, que ocorreu no dia 27 de outubro, em Rio Branco (Acre). Para o governador, só com apoio aos estados, com recursos da União, poderá se combater o tráfico de drogas, na região de fronteira, que segundo ele, não tem a devida vigilância do governo federal.

O Consesp realizou no início da semana, uma reunião no Rio de Janeiro, onde reafirmou a necessidade da criação deste fundo. Também aproveitou para manifestar ao presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que o grupo não vai concordar que este financiamento fique vinculado a reforma da previdência ou a arrecadação de impostos, por meio da exploração de jogos de azar.

“Fazer isso é ignorar o caos nacional na segurança e o quadro de abandono a que estão submetidos os estados pelo Governo Federal, notadamente os estados fronteiriços como Mato Grosso do Sul. O fundo que tanto reivindicamos também não pode ser subterfúgio para a legalização de jogos, que merece uma avaliação mais aprofundada”, disse o secretário.

Negligência - O Colegiado também entende que o fundo tem a intenção de diminuir os índices de criminalidade e violência, e que a União relegou aos estados, por décadas, a responsabilidade para este setor, "negligenciando, inclusive, quanto aos crimes de competência federal e com o controle das fronteiras e das rodovias federais".

Ainda existe a intenção é de estabelecer um dia nacional de defesa, do fundo nacional de segurança pública. O tema tem sido pauta do governo de Mato Grosso do Sul nas agendas com a União e Ministério da Segurança. Reinaldo ponderou que não adianta combater o tráfico nas grandes cidades, quando não se tem o devido cuidado com a região de fronteira.

 

Nos siga no Google Notícias