ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Com 20 frentes parlamentares, deputados buscam espaço político

Grupos de trabalho possuem 10 integrantes e reuniões são feitas no período da tarde na Assembleia

Leonardo Rocha | 24/07/2019 09:41
Deputados estaduais durante sessão na Assembleia (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados estaduais durante sessão na Assembleia (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

A nova composição da Assembleia, com 11 deputados novatos, começou com a busca de espaço político nas comissões e depois na criação de novas frentes parlamentares, ao todo chegando a 20 grupos, apenas neste primeiro semestre. Cada um pode ter dez integrantes, fora a participação de entidades e da sociedade civil.

Como as frentes parlamentares possuem mais integrantes (10), e não ficam presas aos projetos apresentados na Assembleia, possuem mais espaço e liberdade para propor reuniões, encontros, audiências e até propostas para mudar leis estaduais. De outro lado amplia sua base eleitoral e assume “novas bandeiras” no mandato.

Entre as 20 frentes parlamentares estão temas de grupos específicos, como: Defesa da Mulher, dos Idosos, Juventude, dos animais, pessoas com deficiência, criança e adolescência. Assim como aquelas voltadas a segmentos, entre eles: Defesa da Pesca, cooperativismo, agronegócio, sobre a preservação dos rios de Bonito, assim como o desenvolvimento da Suinocultura.

Ainda tem temas que precisam de apoio junto ao poder públicos: Regularização fundiária, defesa da segurança alimentar, saúde mental e combate a depressão, assistência social, conservação ambiental, segurança pública na fronteira, recursos hídricos, enfrentamento a dengue e combate à corrupção.

As frentes parlamentares ganham espaço na Assembleia, porque é uma forma de ter contato direto com os segmentos e entidades, colocando inclusive representantes destes grupos na discussão dos temas propostos. As reuniões ocorrem no período da tarde. 

Deputados Evander Vendramini (PP) e Renato Câmara (MDB) durante reunião da frente sobre conservação ambiental (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
Deputados Evander Vendramini (PP) e Renato Câmara (MDB) durante reunião da frente sobre conservação ambiental (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

Cargos - Quem preside os grupos também ganha destaque e espaço político para atuar no tema específico. Renato Câmara (MDB), por exemplo, está a frente de cinco grupos, com assuntos diferentes, como regularização fundiária, conservação ambiental, idosos, recursos hídricos e combate a dengue.

Já alguns deputados focam em áreas específicas, como Márcio Fernandes (MDB), que preside as frentes do agronegócio e defesa dos animais. Marçal Filho (PSDB) preferiu a defesa das mulheres e das crianças e adolescentes.

Outros parlamentares estenderam o trabalho que já realizam nas comissões da Assembleia, como Carlos Alberto David (PSL) que é presidente da comissão de segurança e criou uma frente parlamentar sobre “segurança na fronteira”. Lucas de Lima (SD) é presidente da comissão do meio ambiente e abriu frente sobre preservação dos rios de Bonito.

De acordo com os deputados, em ano que não tem eleição, eles têm mais tempo para assumir e se empenhar nas comissões e frentes parlamentares, o que não ocorre quando precisam priorizar as campanhas eleitorais, ou ajuda aos aliados nas disputas municipais. 

Nos siga no Google Notícias