ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Política

Com 34% dos cargos vagos, novo defensor-geral assume de olho em mais verba

Lidiane Kober | 12/06/2015 19:00
Luciano Montalli é o novo defensor-geral do Estado (Foto: Marcelo Calazans)
Luciano Montalli é o novo defensor-geral do Estado (Foto: Marcelo Calazans)

Com 92 dos 265 cargos sem profissional para atender, o novo defensor público-geral de Mato Grosso do Sul, Luciano Montalli, assumiu, nesta sexta-feira (12), com o desafio de buscar mais recursos para manter o órgão, que atende diariamente, somente na Capital, em média 500 pessoas nas áreas cível, do consumidor e da saúde.

Segundo ele, não “há forma mágica” para resolver o déficit. “Precisamos de mais recursos”, declarou. Montalli ainda demonstrou otimismo em convencer o governo a ajudar. “Sempre preconizaram que a gestão seria voltada para as pessoas”, observou.

Para ele, foi “sinal de boa vontade” o fato de o atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB), enquanto deputado federal, ter participado de comissão que aprovou emenda constitucional que estabelece que “todas as unidade jurídicas tenham um defensor”.

Reinaldo, por sua vez, frisou que herdou do antecessor aumento do duodécimo para pagar, inclusive, à Defensoria. “Eles já tiveram mais recursos, porque teve um aumento no duodécimo, que foi a herança do governo anterior. Ficou congelado o duodécimo por oito anos e entraram com o aumento no nosso mandato”, ressaltou.

Ainda durante a posse, o novo defensor-geral destacou que “a essência da Defensoria é garantir a cidadania”. “Temos a missão de trazer a população mais desassistida à sociedade”, disse. O governador destacou a importância do órgão. “A defensoria cobre essa lacuna de atender principalmente os mais necessitados”, enfatizou.

Montalli é bacharel em direito pela Universidade do Oeste Paulista e foi empossado defensor em junho de 1999. Atuou nas comarcas de Inocência, Paranaíba e Campo Grande. Em 2013, foi para o Gabinete do Defensor-Geral, onde exerceu a função de Chefe de Gabinete. Na lista apresentada pelo órgão ao governador, ele foi o mais votado.

Nos siga no Google Notícias