ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Com apoio dos deputados de MS, Câmara aprova mudanças na PEC dos Precatórios

Deputados aprovaram texto-base e estão analisando os destaques

Adriano Fernandes | 14/12/2021 22:07
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Com o apoio da maioria dos deputados de Mato Grosso do Sul a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, o texto-base da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 46/21, que contém os trechos não promulgados da versão do Senado para a PEC dos Precatórios (PEC 23/21). Foram 327 votos a 147.

Beto Pereira (PSDB), Bia Cavassa (PSDB), Dr. Luiz Ovando (PSL) e Loester Trutis (PSL)  -votaram a favor do documento. Já Dagoberto Nogueira (PDT), Fábio Trad (PSD-MS) e Vander Loubet (PT) foram contrários. Rose Modesto (PSDB) não participou da votação.

Para 2022, o texto determina a aplicação dos recursos economizados com o limite de pagamento de precatórios exclusivamente em seguridade social e no Auxílio Brasil, tornado programa permanente de transferência de renda.

Outros pontos, como as próprias regras que definem o limite de pagamento dessas dívidas, serão votados em separado por meio de destaques apresentados pelos partidos. Mudanças na Constituição devem ser aprovadas em ambas as Casas (Câmara e Senado) em dois turnos de votação, por isso os trechos novos aprovados pelo Senado dependem de votação na Câmara.

Até 2026 

O PL desistiu de destaque que pretendia retirar a vigência do teto de precatórios até 2026. A Câmara havia aprovado a data de 2036. Esse era um ponto de discordância entre os partidos em relação ao texto dos senadores. Assim, se confirmado o texto, valerá a data de 2026.

Com informações da Agência Câmara de Notícias***

Nos siga no Google Notícias