ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Com FPM reduzido, Murilo sugere que Estado assuma obras em municípios

Nyelder Rodrigues e Danúbia Burema | 08/11/2012 20:50
Murilo sugere que Estado assuma obras de oriundas de emendas federais em municípios do MS (Foto: Arquivo/Francisco Junior)
Murilo sugere que Estado assuma obras de oriundas de emendas federais em municípios do MS (Foto: Arquivo/Francisco Junior)

Além de trabalhar na qualificação da arrecadação, o prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), sugere que o governo estadual tomar frente de obras oriundas de emendas federais.

Com a queda da receita dos municípios com o menor repasse feito pelo FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), várias cidades estão vendo a arrecadação ser cair drasticamente.

Para Murilo, os municípios, principalmente os menores, não terão condições apresentar a contrapartida em dinheiro que precisa ser dada em obras realizadas com verba federal, oriunda de emendas.

Uma opção para que estas obras não deixam de ser realizados, conforme o prefeito douradense, o governo do Estado poderia tomar frente e executar estas obras.

Arrecadação em queda - Uma das saídas para superar a queda do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) apontada por Zauith (PSB) é buscar construir uma receita própria pelo IPTU (Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana) e ISS (ou ISQN - Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza).

No caso do ISS, a alternativa aponta é incentivar, cada vez mais, a formalização de empresas de todos os gêneros nas cidades, aumentando a arrecadação com esse imposto.

Já na questão do IPTU, Murilo acha que não seja preciso elevar a tarifa, e sim buscar aumentar o número de pagantes, deixando cada vez menor a inadimplência e tornando os municípios também menos dependentes de governo federal.

Nos siga no Google Notícias