A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 19 de Agosto de 2018

08/12/2011 10:31

Com homenagens e recordações, família Trad se despede do 'pai de todos'

Aline dos Santos e Wendell Reis

Sobre o caixão, duas paixões: a bandeira do Brasil e a do Botafogo.

Nelsinho e clã Trad de despedem de patriarca em velório. (Foto: João Garrigó)Nelsinho e clã Trad de despedem de patriarca em velório. (Foto: João Garrigó)

A família Trad se despede nesta quinta-feira de seu patriarca Nelson Trad, de 81 anos. “O pai de todos”, define o advogado Ricardo Trad, irmão do ex-deputado federal, durante o velório, que acontece no cemitério Parque das Primaveras, em Campo Grande.

Ele conta que após a morte do pai, Nelson Trad assumiu o comando da família, na condição de primogênito. Sobre o “mano” mais velho, Ricardo resgata histórias, como a de virar vereador em Campo Grande.

O ano era 1975, reinava a ditadura militar e Nelson Trad estava com direitos políticos suspensos. “Para manter o nome da família na política, ele me fez sair candidato a vereador”, conta Ricardo, que foi vereador por um mandato.

Nelson Trad nasceu em Aquidauana e passou a infância e a adolescência no Estado. “Depois ele foi para o Rio de Janeiro, de onde voltou com idéias bastante progressistas. Tudo que sei, aprendi com ele”, recorda o advogado.

Ricardo Trad também destaca a trajetória profissional do irmão mais velho, que também era formado em Direito. “Como advogado, foi o maior tribuno que o Mato Grosso uno e Mato Grosso do Sul tiveram. Defendeu grandes causas no Tribunal do Júri. Como político, foi exemplo para todos. Em uma época com tantas desgraças e corrupção no país, ele morreu praticamente sem nada. Foram 43 anos de vida política e morreu deixando uma casa onde hoje é o escritório do Nelsinho”, salienta.

Nelson Trad é pai do prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad, do deputado estadual Marquinhos Trad e do deputado federal Fábio Trad. Abalados, os filhos estão próximos da mãe Terezinha Mandetta Trad. Sobre o caixão, duas paixões: a bandeira do Brasil e a do Botafogo.

Devido aos problemas cardíacos, que provocaram sua morte, o patriarca da família Trad passou diversos dias internado. Na última vez que teve alta, fez dois pedidos ao filho Marquinhos: tomar sorvete e ver jogo do Fogão. O sepultamento será às 15h. Nelson Trad foi parlamentar estadual por dois mandatos e deputado federal por mais sete.



Meus mais sinceros sentimentos a família Trad. Que o exemplo do Srº Nelson Trad como político sirva a todos os outros político, pois com certeza foi um homem de honra, honesto e de um carater inabalável.
 
Vera Motta em 08/12/2011 12:55:40
Tomba no solo de Matogrosso do Sul o maior politico que este estado já teve, um exemplo de legislador, pai e cidadão. Que nunca manchou seu mandato com corrupção e sempre honrou seu estado. Quisera que todos politicos fossem igual. Combateu um bom combate, completou a carreira e guardou a sua fé, que Cristo e o Espírito Santo console os familiares.
 
José Bueno em 08/12/2011 12:52:32
sobre politica sou leiga,mas perder o pai e muito triste que Deus conforte os corações dos filhos e familia e cada lagrima que se derrama no dia de hoje seje lembrada como saudade de algo bom que se foi e não como tristeza do que se perdeu.
 
marilene barbosa dourado ramires em 08/12/2011 12:44:23
Tive a oportunidade de conhecer o ex-deputado Nelson Trad pessoalmente em sua casa, de fato pessoa simples vivendo numa casa simples, para um político que ha tanto está no meio. Isso demonstra que de fato exerceu a função pública como deve ser. Os sinceros votos de pesar a família Trad, e oramos para que Deus conforte seus corações.
 
Rev. Ronaldo Pissurno - Igreja Presbiteriana em 08/12/2011 12:35:18
Uma grande perda, ficamos orfãos de um grande homem, talvez um dos ultimos que soube exercer a vida publica sem macular sua honra e consciencia, infelizmente grande parte da classe politica não se espelhou no carater desse gigante da tribuna forense e inigualavel politico Sul Matogrossense, vá com Deus Deputado, e que ELE no alto da sua infinita misericórdia console aos seus.
 
Alberto Maria Bento - Dourados-MS em 08/12/2011 12:08:56
Morre um dos maiores ícone da política brasileira, não compactuava com a corrupção.Um exemplo de trabalho e honestidade na politica onde exerceu varios mandatos da vida pública com campanhas limpa, onde seu amor a nação e respeito ao eleitor passou a ser exemplo a nós eleitores e aos nossos filhos como referencia em política honesta. Um estadista...Onde estiver estará cantando...Cachito, Cachito, Cachito mío
Pedazo de cielo que Dios me dio
Te miro y te miro y al fin bendigo
Bendigo la suerte de ser tu amor
 
jose maria martins de brito em 08/12/2011 11:56:44
Deus abençoe esta ilustre família e conforte a todos... que com certeza o sr. Trad está amparado pelo Senhor JESUS!!
 
Dayse Sucker em 08/12/2011 11:54:53
Homen nobre, que defendia o nosso estado como poucos; que sempre teve orgulho de ser sul matogrossense, que sempre falava com encanto do nosso pantanal, da nossa terra, sentimentos esquecidos por muitos que só dão valor tudo que é de fora.
Que seu belo exemplo sirva para todos nós. Muito obrigado.
 
Roberto Martini em 08/12/2011 11:52:15
muita força a toda a familia ele cumpriu sua missão aqui na terra agora cumprirá lá em cima eternament.
 
adriana silva em 08/12/2011 11:42:48
QUE DEUS ILUMINE O CAMINHO DESTE SUL MATOGROSSENSE DO QUAL DEVEMOS TER ORGULHO SEMPRE!!!
TIVE O PRAZER DE VE-LO ATUAR AO LADO DO SAUDOSO RAMEZ TEBET NUM CONGRESSO DE DIREITO PENAL, MARAVILHOSO!!
DEU DE PRESENTE A NOSSO ESTADO SUA VIDA POLÍTICA E ABRILHANTOU SUA HISTÓRIA COM SEUS FILHOS DOS QUAIS FUI ALUNO E APRENDI QUE ACIMA DE TUDO NA VIDA A ÉTICA DEVE SER A VIRTUDE MAIS PRESERVADA !!!
 
ANDRE LUIZ CUNHA DE ALMEIDA em 08/12/2011 11:33:41
descanse em paz, o senhor foi um exemplo de um bom carater na nosssa politica!!
deus conforte o coração de toda familia trad!!!
 
evanil farias gonçalves em 08/12/2011 11:32:42
é...MS perde um grande politico!!!
 
Luiz carlos Silva Silva em 08/12/2011 11:28:30
Cumprimentar filhos, irmãos e sobrinhos da família Trad pela tão grande perda. Que Deus esteja com vocês !
 
Nilson Fontanari em 08/12/2011 11:22:59
nos somos os construtores da obra prima, na nossa vida!! parabnes pelo legado que o sr construiu nesta tua jornada,sera sempre lembrado nos anais da hostoria do mato grosso do sul.meus sentimentos aos familhares..
 
jesse ramalho freire em 08/12/2011 11:20:15
Que Deus possa confortar esta digníssima família enlutada neste momento de dor e perda irreparável..meus sentimentos .....
 
Marinete pereira em 08/12/2011 11:18:34
vai com deus senhor nelson trade, e descanse em paz, e que deus possa confortar toda a familia.
 
maria aparecida alves gouveia em 08/12/2011 11:06:51
Meus sentimentos a Familia Trad, Dr Nelson Trad, um exemplo para todos. Que Deus possa confortar a todos. MS perdeu seu maior politico....fara muita falta. Navirai em LUTO... Perdemos um cidadao Naviraiense....
 
Vereador Leo Matos em 08/12/2011 08:00:23
meus sentimentos a familia
 
marco antonio em 08/12/2011 05:41:01
Grande homem, politico sério com comprometimento, grande perde que Deus conforte toda sua familia.
 
Nancy Lopes em 08/12/2011 05:20:31
Allah Yerhamo. Significa que Deus o ampare. Eu, em nome de minha familia mando forças pois é o que toda a familia Trad precisa neste momento de grande perda, reflexão e muita oração. Que Deus ilumine esta alma bonissima e que conforte com grandes momentos felizes, os corações de seus entes queridos, afinal, esta incrivel alma forneceu muitos destes e que serão lembrados a todo momento...
 
Karlen Obeid em 08/12/2011 05:06:44
Que Deus o acompanhe. Saudades e lembranças dos seus amigos das parftidas futebolisticas no Mamede e Plec. .
 
Jose Antonio Sassioto em 08/12/2011 04:59:22
Nelson Trad, Lúdio Coelho, Celina Jallad - grandes perdas: saem da política para entrar na história do Mato Grosso do Sul!
 
Aroldo Alcantara de Paula Souza em 08/12/2011 04:53:29
Cumprimento toda a família Trad, que Deus esteja convosco.
 
Marcia Matos em 08/12/2011 04:49:08
O deputado Nelson Trad deixa não só para Campo Grande como para todo um estado u legado que nunca envolveu em corrupção morrei íntegro em sua vida política. Nossos sentimentos a toda á família
 
SANDRA DA SILVA em 08/12/2011 04:46:05
Que o Sr. Nelson Trad esteja nos braços de Deus!!! Obrigada por tudo que fez pelo nosso MS e por Campo Grande. Que Deus abençoe e conforte toda a família Trad. Abs
 
Fabiana Marinho em 08/12/2011 04:26:34
QUE DEUS CONFORTE A FAMÍLIA...
 
GISELE GONSALES BARROS em 08/12/2011 04:21:53
Descanse em paz,Dr. Nelson Trad, você foi um exemplo de politico honesto e trabalhador,bom se todos os nossos pliticos fossem do carater do Dr. Nelson Trad, o nosso país seria muito melhor e sem corrupção.obrigado por tudo Dr.Nelson Trad,.minhas condolências a familia trad.

Dorvalino Afonso Vilela.
 
Dorvalino Afonso Vilela em 08/12/2011 04:19:14
MEUS SINCEROS SENTIMENTOS E DA FAMILIA FEITOSA, Q dEUS POSSA CONFORTA O CORAÇÃO DE TODA FAMILIA TRAD.
 
ROSE MARY FEITOSA em 08/12/2011 03:31:52
ESTAMOS MAIS POBRE, MAIS CARENTE, MAIS FRAGILIZADO E ACIMA DE TUDO, ÓRFÃO, PELA IRREPARÁVEL PERDA do DR NELSON TRAD. UMA DAS FIGURAS HUMANAS DE MAIOR EXPRESSÃO, INQUESTIONAVELMENTE, UMA DAS MAIS HONRADA, HONESTA,CORRETA e ÍNTEGRA QUE JÁ VIVEU EM NOSSO ESTADO DE MS E TB DO BRASIL. Só temos a lamentar. Dr Nelsinho TRAD em seu nome deixo aqui minhas condolências à Família TRAD.
 
JOSE GILBERTO MARTINS MANVAILER em 08/12/2011 02:40:23
Meus sinceros sentimentos, prefeito Nelson Trad e família, sejam forte como foi seu pai, que mesmo com tantas adversidades sempre lutou pelos interresses de Campo Grande e sempre será lembrado na história de MS como uma pessoa séria e determinada em tudo que fazia...
 
Elayne Fontes em 08/12/2011 02:05:00
Que DEUS abençoe e conforte aos familiares e amigos da familia Trad, pois vejo nesta familia a nobresa de carater e postura diante desta sociadade, sabemos que DEUS com a sua infinita bondade e miserincordia ha de dar força e coragem pra continuar lutando pela nossa gente, abraços a todos.
 
Mario Aparecido Galvão em 08/12/2011 02:02:03
Um grande abraço e pesar a toda familia Trad.Perdemos um grande homem,grande amigo do meu pai Jose Cangussu Filho ,onde juntos passaram momentos muito gostosos
!!Que Deus o tenha!!!!
Eneida Cangussu Soares
 
Eneida Cangussu Soares em 08/12/2011 01:56:26
Nos idos anos de 1960, tive a honra de jogar futebol no E.C. Comercial, do qual o Sr. Nelson Trad era o nosso Diretor Presidente. Fui contemporâneo do Ricardo e do Marcelo Trad, portando, conheço de perto o caráter e a honradez da familia. Meus pêsames a todos os seus familiares pelo passamento do grande homem e político que sempre abrilhantou o nosso Estado e o Brasil pela sua conduta ética.
 
artur cordeiro em 08/12/2011 01:45:27
Deus de o conforto do seu espirito a familia trad e a todos que sabe o homem que se se foi seu carater estão em seus filhos que continuarão esta historia,
por 5 anos estivemos proximo, e posso dizer que marcos trad - nelson trad - fatima trad - sua neta aline e o fABIO são pessoas de bem vai com Deus e todos nos lembraremos de você. na continuação desta historia como é com os grandes herois.
 
leandro garcia em 08/12/2011 01:21:44

NELSON TRAD escreveu sua historia em matogrosso do sul...MEUS SINCEROS PESSAMES,QUE DEUS POSSA ACALENTAR O CORACAO DA FAMILIA ESPOSA E FILHOS,tive a honra de conviver com essa familia neste momento dificil...e vimos o quanto era NELSON era amado por todos,ontem quando seu filho ouvia junto ao pai a musica PODEROSO DEUS o cti encheu-se daquele louvor...,certamente chegou ao trono do DEUS PAI...