A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

02/05/2017 17:36

Com voto de Gilmar Mendes, STF manda soltar ex-ministro José Dirceu

Lucas Junot
José Dirceu foi ministro da Casa Civil no governo do ex-presidente Lula. Ele foi acusado duas vezes na Lava Jato(Foto: Arquivo)José Dirceu foi ministro da Casa Civil no governo do ex-presidente Lula. Ele foi acusado duas vezes na Lava Jato(Foto: Arquivo)

A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta nesta terça-feira (2), acatar o habeas corpus pedido pelo ex-ministro da Casa Civil no governo Lula, José Dirceu. Ele estava preso desde agosto de 2015, condenado duas vezes pela operação Lava Jato.

O pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-ministro petista revogou a ordem de prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro, que encabeça a operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal.

Nas sentenças do juiz Sérgio Moro, José Dirceu foi condenado a 31 anos de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Contudo, no entendimento do STF, a prisão definitiva só pode ser determinada depois da condenação em segunda instância.

Três dos cinco ministros do STF decidiram pela libertação de José Dirceu. Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski se posicionaram pela soltura. O relator Edson Fachin e Celso de Mello pela manutenção da prisão, até que Gilmar Mendes, o mesmo que decidiu pela soltura de Eike Batista – também acusado na Lava Jato – se posicionou, também em favor da libertação.

Em novembro do ano passado, o ministro Teori Zavascki, que era relator da Lava Jato no STF, agora substituído por Fachin, já havia negado a soltura do ex-chefe da Casa Civil.

Desde 2015 José Dirceu estava preso por tempo indeterminado. A chamada prisão preventiva se precavia contra risco de fuga, de prejuízo às investigações e de cometimento de novos crimes.

Supremo determina que pedido de José Dirceu volte a ser analisado
O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, determinou hoje (29) que o juízo da Vara de Execuções Pena...
Maioria no STF vota pela condenação de José Dirceu por corrupção ativa
O ministro Marco Aurélio de Mello do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta terça-feira (9) pela condenação do ex-Chefe da Casa Civil José Dirceu...
Revisor do processo do mensalão diz que José Dirceu não cometeu corrupção ativa
O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu está sendo inocentado da acusação de corrupção ativa pelo revisor da Ação Penal 470, ministro Ricardo L...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions