ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Comércio protesta contra projeto que exige autorização para cadastro de devedor

Conforme a ACICG, proposta inviabiliza o sistema de proteção ao crédito, que pode se tornar mais restritivo

Aline dos Santos | 13/04/2019 12:00
Polidoro, Contar e Oshiro em reunião sobre projeto de lei. (Foto: ALMS)
Polidoro, Contar e Oshiro em reunião sobre projeto de lei. (Foto: ALMS)

Aprovado em primeira votação na Assembleia Legislativa, projeto de lei sobre a proteção de dados pessoais dos consumidores no Estado motiva reclamação do comércio. Conforme a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), a proposta vai “criar mais burocracia para os empresários, encarecer e diminuir a liberação de crédito aos consumidores, e aumentar a inadimplência”.

De autoria do deputado estadual João Henrique Catan (PR), o Projeto de Lei 29/2019 prevê que nas relações de consumo, todos os cadastros, inclusive para proteção do crédito, precisam de consentimento do consumidor.

“A proteção dos dados dos consumidores deve ocorrer observando o direito à privacidade, garantido pela Constituição, e os princípios do Código de Defesa do Consumidor que tratam da proteção da liberdade dos indivíduos em suas relações de consumo”, afirma o deputado na justificativa do projeto.

Em reunião na tarde de sexta-feira (dia 12), representantes da associação e entidades manifestaram parecer contrário à proposta, que vai impor a necessidade de autorização dos inadimplentes para a inclusão do próprio nome em cadastros de devedores.

Segundo o primeiro secretário da ACICG, Roberto Oshiro, o projeto vai contra lei federal. “Deputados de outros estados também tentaram apresentar leis em cópia da lei federal, como o Rogério Nogueira, de São Paulo, e Manoela d'Ávila, do Rio Grande do Sul. E eles foram arquivados, justamente porque vai na contramão e causa prejuízo à toda a população”.

Conforme a entidade, o projeto inviabiliza o sistema de proteção ao crédito, que pode se tornar mais restritivo. “Isso também acabará prejudicando o bom consumidor, que pagará mais caro em produtos e serviços, sendo diretamente afetado pela dívida do mau consumidor”, afirma Oshiro.

Presidente das ACICG, João Carlos Polidoro afirma que o projeto de lei parece simples, mas pode impactar em todos os segmentos do comércio. Presente à reunião, o presidente da Comissão do Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia, deputado Renan Contar (PSL), disse que é preciso ouvir “todas as pontas do processo”.

Nos siga no Google Notícias