ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Comissão aprova parecer de projeto que prevê certidões em braile

Proposta é válida para Certidões de Nascimento, de Casamento e de Óbito

Gabriel Neris | 23/09/2020 10:36
Deputados estaduais durante sessão virtual desta quarta (Foto: Divulgação)
Deputados estaduais durante sessão virtual desta quarta (Foto: Divulgação)

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) aprovou em sessão nesta quarta-feira (23) o projeto de lei 138/2020, que assegura aos deficientes visuais o direito de obter certidões de registro civil confeccionados no sistema de leitura braile. Desta forma, o projeto está apto para ser votado em plenário.

A proposta, do deputado estadual Lidio Lopes (Patri), é válida para Certidões de Nascimento, de Casamento e de Óbito.

Se aprovado pelos deputados, os cartórios de registro civil deverão divulgar a disponibilidade do serviço. A emissão do documento em braile não deve apresentar acréscimo de valor.

Durante a sessão, também teve parecer favorável o projeto de lei 120/2020, do deputado Felipe Orro (PSDB), que declara Utilidade Pública Estadual, a ABIMC (Associação Redentorista Beneficente Imaculada Conceição), sediada em Aquidauana, a 135 km de Campo Grande.

A emenda substitutiva ao projeto de lei 141/2020, do deputado Marcio Fernandes (MDB), autoriza o governo do Estado ao pagamento mínimo dos contratos públicos de transporte escolar dos alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino, enquanto houver o período da pandemia da covid-19.

Também recebeu parecer favorável o projeto de lei 158/2020, do deputado Antônio Vaz (Republicanos), que institui o Programa de Capacitação para Profissionais da Educação, com realização de cursos, seminários, fóruns, jornadas, treinamentos, entre outras ações, para capacitação.

Nos siga no Google Notícias