ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Comissão da Câmara aprova parecer favorável ao impeachment de Dilma

Nyelder Rodrigues | 11/04/2016 19:54

Os deputados federais que compõem a comissão especial do impeachment aprovaram há pouco, em Brasília (DF), o relatório favorável a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Roussef (PT).

A decisão veio diante de um quórum de 65 parlamentares, sendo que 38 deles votaram a favor e 27 contra a continuidade do processo. O parecer pela continuidade foi do relator Jovair Arantes (PTB-GO).

A sessão durou quase 10 horas, com várias manifestações de ambos os lados. Entre discursos acalorados feitos neste período, os deputados também usaram cartazes e gritos de "não vai ter golpe" e "vai ter impeachment", entre outros, para se posicionar.

Os próximos passos para abrir o processo vão desde levar o resultado para ser lido nesta terça-feira (12) no plenário da Câmara Federal, até a publicação na edição do dia seguinte do Diário Oficial da Câmara.

A expectativa, conforme a Agência Brasil, é que já na próxima sexta-feira (15) sejam abertas as discussões sobre o rito. A votação que decide a posição da Câmara pelo impeachment está marcada para acontecer durante o domingo (17).

São necessários que 342 votos - dois terços do total de deputados - sejam favoráveis ao impedimento da presidente para que o parecer seja encaminhado ao Senado, onde o processo passa por nova avaliação em sessão plenária.

O relator, deputado Jovair Arantes, deu parecer favorável à abertura do processo de impeachment pois há indícios de que a presidente Dilma Rousseff (PT) teria cometido crime de responsabilidade, permitindo a realização das "pedaladas fiscais" e editando decretos de crédito extraordinário sem a autorização do Congresso.

Nos siga no Google Notícias