ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Comissão da Câmara aprova projeto que facilita microcrédito para mulheres

Mulheres que chefiam famílias terão acesso a crédito com juros mais baixos e sem cobrança de algumas taxas

Adriel Mattos | 28/10/2021 17:45
Proposta foi relatada pelo sul-mato-grossense Fábio Trad. (Foto: Cláudio Basílio/PSD)
Proposta foi relatada pelo sul-mato-grossense Fábio Trad. (Foto: Cláudio Basílio/PSD)

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (28) parecer do deputado federal Fábio Trad (PSD-MS) projeto de lei que garante prioridade na obtenção de recursos destinados ao microcrédito para mulheres responsáveis pelo núcleo familiar. O texto é de autoria da deputada federal Tia Eron (Republicanos-BA).

As taxas de juros serão limitadas e será vedada a cobrança de quaisquer outras taxas ou despesas (à exceção de taxa de abertura de crédito), devendo ser praticadas taxas de juros em valor, no mínimo, 10% inferior para empréstimos concedidos a mulheres responsáveis pelo núcleo familiar.

“É preciso rasgar o verbo em defesa das mulheres porque há um déficit jurídico e temos de recompor esse desequilíbrio através da nossa proatividade. Este projeto de lei visa municiar a mulher trabalhadora brasileira de mais um instrumento na luta pela sua efetiva inserção econômica e social”, escreveu Fábio Trad em seu parecer.

Empoderamento – Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o percentual de domicílios brasileiros chefiados por mulheres saltou de 25%, em 1995, para 45% em 2018, devido, principalmente, ao crescimento da participação feminina no mercado de trabalho.

Já de acordo com levantamento da consultoria IDados, realizado com base nos números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esse contingente totaliza cerca de 34,4 milhões de domicílios, fenômeno observado majoritariamente em áreas urbanas.

Prosperando e ocupando espaços cada vez maiores no mercado de trabalho, as mulheres chefiam quase metade das casas brasileiras. Apesar disso, a desigualdade salarial entre os gêneros custa a persistir no país.

Nos siga no Google Notícias