ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 29º

Política

Comissão de Justiça aprova programa para empresas em recuperação judicial em MS

Programa Recupera prevê condições especiais para regularizar débitos e segue para análise no plenário

Por Kamila Alcântara e Fernanda Palheta | 27/08/2025 11:11
Comissão de Justiça aprova programa para empresas em recuperação judicial em MS
Da direita para esquerda: deputados Neno Razuk (PL), Junior Mochi (MDB), Pedro Caravina (PSDB), Paulo Duarte (PSB) e Pedro Pedrossian Neto (PSD) (Foto: Luciana Nassar)

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou nesta quarta-feira (27) o Projeto de Lei 193/2025, que cria o Programa Recupera-MS, voltado a empresas estabelecidas no Estado em processo de recuperação judicial ou em liquidação.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprova programa para empresas em recuperação. O Projeto de Lei 193/2025, aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), cria o Programa Recupera-MS. A iniciativa busca auxiliar empresas em recuperação judicial ou liquidação, oferecendo condições especiais para regularização de débitos tributários. Além do Recupera-MS, a CCJR aprovou outras matérias, incluindo o Projeto de Lei 194/2025, que estabelece normas para processos administrativos estaduais. A comissão também analisou projetos de resolução que concedem títulos de cidadão sul-mato-grossense e propostas para reorganizar serventias notariais em municípios do estado. O projeto do Recupera-MS segue para votação no plenário.

A proposta, de autoria do Executivo e relatada pelo deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD), prevê condições especiais para a regularização de débitos tributários, permitindo que contribuintes em dificuldade financeira possam manter suas atividades. O texto recebeu parecer favorável, com a incorporação de uma emenda aditiva, e agora segue para análise no plenário da Casa de Leis.

O deputado Paulo Duarte (PSB) destacou que houve um aumento dos pedidos de recuperação judicial em todo o País, de empresas de diferentes setores. "É um projeto que vai tratar especificamente dessas empresas. Não é um Refis amplo, geral e irrestrito. Ele é voltado a essas empresas que estão em processo de recuperação judicial. Porque o processo de recuperação judicial já prevê um tratamento diferenciado do pagamento de tributos federais. Então, com esse projeto, é trazer também para os impostos estaduais essa mesma condição dada nos impostos federais", disse.

Na mesma reunião, foram distribuídas 12 matérias e relatadas outras 13, entre elas projetos de resolução que concedem Títulos de Cidadão Sul-Mato-Grossense a diferentes personalidades, apresentados pelos deputados Pedro Caravina (PSDB), Neno Razuk (PL), Pedro Pedrossian Neto (PSD) e Paulo Corrêa (PSDB).

Também recebeu aval da comissão o Projeto de Lei 194/2025, do Executivo, relatado por Junior Mochi (MDB), que estabelece normas gerais para processos administrativos no âmbito da administração estadual. Segundo o deputado, a medida “tem caráter geral e supletivo, aplicando-se quando não houver legislação especial”.

Outras matérias apreciadas tratam da criação do Dia Estadual do Varejista e da instituição do Diploma e Medalha do Mérito Legislativo em Homenagem ao Cooperativismo, além de propostas do Poder Judiciário para reorganizar serventias notariais em Glória de Dourados e em Rio Verde de Mato Grosso.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.