ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Comissão de Saúde realiza sabatina com candidatos a prefeito nesta noite

Nyelder Rodrigues e Fernanda Yafusso | 23/08/2016 18:55
Evento reuniu os prefeitáveis de Dourados para apresentarem propostas para a saúde pública (Foto: Divulgação)
Evento reuniu os prefeitáveis de Dourados para apresentarem propostas para a saúde pública (Foto: Divulgação)

Enfermeiros e agentes de saúde integrantes da Comissão de Saúde de Dourados realizam nesta noite de terça-feira (23) uma sabatina com os candidatos a prefeito do município - localizado 228 km de Campo Grande. O evento acontece na Câmara Municipal e dá espaço para que os prefeitáveis apresentem os planos de governo no que tange à saúde pública.

"Formulamos 10 perguntas que nortearão essa reunião, e elas serão sorteadas entre os candidatos, em dois blocos de cinco minutos. Cada sorteado terá três minutos para responder a pergunta e os demais terão um minuto para fazer suas considerações sobre a mesma questão", explica um dos membros da comissão, Alcino Moura Ornevo.

Durante a sabatina, não é permitido que haja questionamento entre os candidatos e ou realizados no momento do evento por quem esteja na plateia, já que os assuntos que serão tratados foram pré-elaborados pela comissão organizadora em reunião com os candidatos entrevistados.

"A ideia de realizar o evento surgiu durante uma conversa com as diretorias do sindicato dos agentes comunitários de saúde e da associação dos enfermeiros da Grande Dourados, por causa do distanciamento ocorrido nestes últimos anos entre gestão municipal e servidores da saúde, principalmente, na tomada de decisões e definição de como executar ações", diz Moura.

Alcino ainda diz que é necessário debater essas situações e aproximar servidores e gestores para troca de ideias. "O gestor de quatro em quatro anos, mas o servidor está ali, tentando fazer o máximo possível, sempre", comenta. As pergunta do debate são voltadas à atenção básica à saúde e programas da atenção secundária.

O único candidato a prefeito de Dourados que não participa do evento é Ênio Ribeiro (PSOL), pois ele se atrasou e chegou já com a sabatina em andamento, não podendo então assumir a cadeira.

*atualizada às 19h45 para acréscimo de informações

Nos siga no Google Notícias