ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Política

Comissão do Senado aprova projeto que estimula investimentos em saneamento

Daniel Machado | 29/04/2015 20:45
CAS aprovou relatório do senador Waldemir Moka (PMDB-MS) que busca estimular os prestadores de serviços de saneamento básico a aumentarem seu volume de investimentos no setor. (Foto: Divulgação)
CAS aprovou relatório do senador Waldemir Moka (PMDB-MS) que busca estimular os prestadores de serviços de saneamento básico a aumentarem seu volume de investimentos no setor. (Foto: Divulgação)

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (29), relatório do senador Waldemir Moka (PMDB-MS) que busca estimular os prestadores de serviços de saneamento básico a aumentarem seu volume de investimentos no setor, por meio de incentivos fiscais.

O Projeto de Lei do Senado 95/2015, do senador José Serra (PSDB-SP), cria o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento do Saneamento Básico (Reisb), e concede desconto de créditos do valor apurado a título de Contribuição para os Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidos Público (Pasep) e de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre o investimento constante de projeto de saneamento aprovado pelo Ministério das Cidades.

Pelo texto, podem ser aprovados projetos coerentes com o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e que representem um adicional sobre o valor médio investido no período de 2010 a 2014, como regularização urbanística e fundiária; limpeza, despoluição e canalização de córregos; preservação de áreas de mananciais e unidades de conservação; esgotamento sanitário em áreas de baixa renda; e redução de perdas nos sistemas de abastecimento de água.

Relator da matéria, o senador Moka mostrou-se um entusiasta da proposta e argumentou que, mesmo havendo alguma queda na arrecadação inicialmente, o retorno obtido com a iniciativa será superior.

“A cada um real investido em saneamento, são quatro ou cinco economizados na saúde”, observou Moka, que é médico, citando um estudo sobre “Benefícios econômicos da expansão do saneamento básico”, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas em 2010, que aponta as melhorias a ser obtidas com a universalização do saneamento básico.

Com informações da Agência Senado

Nos siga no Google Notícias