ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Comissão sobre delações da JBS quer se transformar em CPI na Assembleia

Para deputados, promover comissão é importante para viabilizar investigação

Anahi Zurutuza e Lucas Junot | 07/06/2017 17:25
Primeira reunião da comissão especial para investigar denúncias da JBS (Foto: Lucas Junot)
Primeira reunião da comissão especial para investigar denúncias da JBS (Foto: Lucas Junot)

A comissão especial aberta pela Assembleia Legislativa para investigar as denúncias feitas contra o Governo de Mato Grosso do Sul na delação premiada da JBS quer virar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). A proposta feita pelo relator, deputado estadual Paulo Corrêa (PR), foi aprovada pelos outros integrantes do grupo, mas a decisão ainda precisa ser levada ao plenário.

Corrêa argumenta que “os poderes de uma comissão especial são insuficientes para apurar as acusações a rigor”. Só uma CPI, por exemplo, pode convocar pessoas para depor e fazer diligências.

Todos os outros integrantes – Pedro Kemp (PT), Flavio Kayatt (PSDB), Eduardo Rocha (PMDB), que foi representado por Renato Câmara (PMDB) e Márcio Fernandes (PMDB), substituído por Paulo Siufi (PMDB) – foram favoráveis à CPI.

A abertura da comissão de inquérito, contudo, depende dos votos favoráveis de um terço dos parlamentares, ou seja, de oito dos 24 deputados.

Discórdia – A atual comissão apura as denúncias dos irmãos Joesley e Wesley Batista, proprietários da JBS, de que a concessão de incentivos fiscais em Mato Grosso do Sul estava condicionada ao pagamento de propinas.

O requerimento de criação da CPI só deve ser encaminhado na próxima semana porque os deputados da comissão especial ainda não definiram o objeto da apuração, que se manteria o mesmo, mas não o período de investigação.

Parte da comissão especial quer que o inquérito abranja todo o período citado deleção, de 2010 para cá – que incluiria as gestões de Zeca do PT e André Puccinelli na apuração. Mas, Paulo Siufi e Pedro Kemp discordam.

“Foram os pedidos de impeachment apresentados que deram origem à comissão e todos são contra o governador Reinaldo Azambuja. Precisamos dar uma resposta para a sociedade”, argumenta Siufi.

Já Kemp afirma não faz sentido investigar ex-governadores. “Se o grande objetivo é apurar e se for o caso, caminhar para uma comissão processante, como chegaremos ex-governadores? Perde o sentido”.

A segunda reunião da comissão especial foi marcada para a próxima quarta-feira, dia 14, para discutir o lapso temporal e só depois, o requerimento finalizado chegará ao plenário.

Batizada – O inquérito, se aberto, será conduzido pela CPI das Irregularidades Fiscais e Tributárias. O nome da futura comissão também motivou debate. Teve deputado que propôs CPI da Propina, enquanto outro queria CPI do Benefício Fiscal.

A comissão especial decidiu ainda que os integrantes não vão à Brasília (DF) para ter acesso á íntegra delação, uma vez que os documentos e vídeos podem ser facilmente obtidos na internet.

Nos siga no Google Notícias