ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Complexo administrativo para auxiliar prefeituras recebe nome de Ruiter Cunha

Sala Multiuso foi batizada com o nome do ex-prefeito de Corumbá, e foi considerada “extensão de prefeituras”; Cetran-MS também terá espaço no local

Humberto Marques | 07/12/2018 20:00
Autoridades participaram nesta sexta de entrega de complexo com espaço batizado em homenagem a ex-prefeito de Corumbá. (Foto: Humberto Marques)
Autoridades participaram nesta sexta de entrega de complexo com espaço batizado em homenagem a ex-prefeito de Corumbá. (Foto: Humberto Marques)

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) inaugurou na tarde desta sexta-feira (7) um complexo administrativo anexo à sua sede no bairro Miguel Couto, em Campo Grande, que vai abrigar uma sala de múltiplo uso para prefeitos e um escritório do Cetran-MS (Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) focado em ações para os municípios. O espaço foi viabilizado após doação de área pelo governo estadual e construído com investimentos próprios da associação na ordem de R$ 270 mil.

A Sala Multiuso Ruiter Cunha de Oliveira foi batizada em homenagem ao ex-prefeito de Corumbá, morto em 1º de novembro de 2017 após cirurgia para correção de um aneurisma na aorta abdominal. O espaço é voltado para reuniões, sendo considerado pelo presidente da Assomasul, Pedro Caravina (PSDB, Bataguassu), “uma extensão das prefeituras em Campo Grande”, onde poderão conduzir reuniões visando a articulações e obtenção de obras e recursos.

“Esta será também a sala dos consórcios, já que esse instrumento importante de prefeituras não tinha um local apropriado para suas reuniões e pequenas capacitações”, prosseguiu Caravina. Muitos municípios integram consórcios regionais pelos quais realizam ações articulares em áreas como saúde, meio ambiente e saneamento, sem contar com um espaço próprio para atividades.

Beatriz Cavassa (em discurso à esquerda) afirma que homenagem mostra que trabalho de Ruiter continua a ser reconhecido. (Foto: Humberto Marques)
Beatriz Cavassa (em discurso à esquerda) afirma que homenagem mostra que trabalho de Ruiter continua a ser reconhecido. (Foto: Humberto Marques)

“Isso vai viabilizar o trabalho dos consórcios em sua importante missão municipalista. Fica mais barato dividir responsabilidades”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), segundo quem tais instituições são importantes para reforçar “boas políticas públicas em matérias que são importantes para a população de Mato Grosso do Sul” e atender as prefeituras com trabalhos técnicos.

O local também servirá para reuniões do Confaz-M/MS (Conselho dos Secretários Municipais de Receita, Fazenda e Finanças de Mato Grosso do Sul), que contribuiu com R$ 81 mil para o mobiliário do prédio e, agora, poderá usar sua estrutura para reuniões. Além disso, o Cetran-MS manterá na Assomasul um espaço permanente para atender aos municípios em questões relativas ao trânsito –uma antiga reivindicação do órgão e de prefeitos.

Homenagem – Beatriz Cavassa, viúva de Ruiter, participou da solenidade, na qual recebeu pla placa em reconhecimento ao trabalho do ex-prefeito. “O município é a nossa casa, o abrigo, refúgio, o nosso lar. Nossa vida começa e termina nele. O Ruiter tinha consciência disso”, afirmou, em discurso, reforçando ainda que o espaço servirá como “testemunho da história do Ruiter, do seu legado. A contribuição da Assomasul mostra que seu trabalho continua a ser reconhecido”.

Caravina agradeceu à família de Ruiter por permitir a homenagem, destacando que o ex-prefeito corumbaense foi “uma pessoa combativa e trabalhadora”. “É um reconhecimento justo a alguém municipalista como foi o Ruiter, que agora terá seu nome nessa sala tão importante”, destacou o governador.

Nos siga no Google Notícias