ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Congresso retoma votação de vetos presidenciais após tumulto em sessão

Mariana Jungmann e Mariana Branco, da Agência Brasil | 29/08/2017 20:15

A votação dos vetos presidenciais em sessão do Congresso Nacional precisou ser suspensa temporariamente em razão do acirramento de ânimos no plenário da Câmara dos Deputados. O presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira, suspendeu os trabalhos por 10 minutos depois que um grupo de parlamentares subiu até o espaço da Mesa Diretora e cercaram a cadeira da presidência, precisando ser contidos por policiais legislativos.

O tumulto começou depois que o deputado Wewerton Rocha (PDT-MA) jogou um livro do regimento interno da Câmara dos Deputados na Mesa Diretora, revoltado pela condução da votação de um veto sobre a lei que institui o Cartão Reforma.

Houve bate-boca e vários senadores de oposição se queixaram porque a votação tinha sido encerrada antes que todos os líderes partidários fizessem o encaminhamento para suas bancadas. Rocha tentou fazer uma questão de ordem ao presidente que conduzia os trabalhos no momento, senador João Alberto Souza (PMDB-MA). No entanto, Souza rejeitou a questão de ordem e passou a cadeira a Eunício Oliveira, que retornava ao plenário no momento em que o livro foi jogado.

Após o tumulto, Eunício retomou a votação do veto, permitindo que os demais líderes que ainda não tinham feito os encaminhamentos pudessem orientar suas bancadas e o painel foi reaberto para nova votação.

VotaçõesAté o momento, já foram votados sete vetos presidenciais a projetos de lei, sendo que um foi derrubado. Os parlamentares retomaram o texto aprovado sobre projeto que permite que empresas contratantes de aprendizes inscrevam até 10% da cota de jovens em cursos de prestação de serviços de infraestrutura esportiva.

Nos siga no Google Notícias