A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

04/07/2019 18:51

Cônsul discute oportunidades entre MS e Europa com acordo UE-Mercosul

Cônsul honorário de Luxemburgo se reúne com governador para analisar possibilidade de negócios entre os países

Humberto Marques
Bezerril e Reinaldo discutiram oportunidades de negócio para o Estado na União Europeia. (Foto: Divulgação)Bezerril e Reinaldo discutiram oportunidades de negócio para o Estado na União Europeia. (Foto: Divulgação)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) recebeu nesta quinta-feira (4) a visita do cônsul honorário do Brasil no Grão-Ducado de Luxemburgo, André Velloso Fontenelle Bezerril, que veio ao Estado tratar sobre as relações bilaterais entre os dois países e a possibilidade de o pequeno país europeu –dono de uma das maiores e mais estáveis economias do mundo– fomentar negócios no Estado, bem como divulgar o potencial turístico de Mato Grosso do Sul na Europa.

A visita ocorreu dias depois de a União Europeia e o Mercosul fecharem o acordo comercial negociado há cerca de duas décadas, abrindo mais possibilidades de negócios entre os países a partir de isenções tarifárias e maiores aquisições de produtos.

Bezerril, que também é presidente da CC Bralux (Câmara de Comércio do Brasil em Luxemburgo), lembrou que o Grão-Ducado é atualmente o nono maior investidor no país de forma direta, “e ninguém imagina isso porque é um país não muito conhecido”. Porém, reforçou que “foi o terceiro (maior investidor) e creio que já seja o segundo por intermédio, ou seja, com investimento de vários países que passam por empresas sediadas em Luxemburgo”.

O cônsul considerou ser um momento propício para aproximar relações comerciais entre os países, aós o acordo entre EU e Mercosul. Para ele, há várias possibilidades de investimentos e parcerias com Mato Grosso do Sul. “Aqui a produção de celulose é um fenômeno e o governo de Mato Grosso do Sul está criando novas possibilidades”, pontuou.

Bezerril é casado com a campo-grandense Amanda Compagnani e, durante a estadia em Mato Grosso do Sul, também visitará Bonito. Ele também convidou o Estado a participar de um evento turístico na Europa para divulgar atrações e belezas naturais.

Luxemburgo é um pequeno país, com cerca de 2,5 mil quilômetros quadrados e cerca de meio milhão de habitantes, encravado entre Bélgica, Holanda e Alemanha. Apesar da pequena dimensão territorial, é economicamente pujante –no passado, foi um grande centro das indústrias de aço e, hoje, é centro comercial no setor químico e, principalmente, bancário e financeiro, sendo sede de várias instituições do setor. O país tem um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) per capita do mundo e é um dos fundadores da União Europeia.

O acordo Mercosul-União Europeia e a importância dos negócios internacionais
O comércio internacional é um forte motor do crescimento econômico e da geração de empregos. Nações outrora economicamente estagnadas, como China, Ín...
Luxemburgo, um país todo para conhecer em apenas um dia
Luxemburgo, minúsculo país europeu de 500 mil habitantes, cinco vezes menos que a população do Estado de Mato Grosso do Sul, com pouco mais de 80 km ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions