ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Cônsul discute oportunidades entre MS e Europa com acordo UE-Mercosul

Cônsul honorário de Luxemburgo se reúne com governador para analisar possibilidade de negócios entre os países

Humberto Marques | 04/07/2019 18:51
Bezerril e Reinaldo discutiram oportunidades de negócio para o Estado na União Europeia. (Foto: Divulgação)
Bezerril e Reinaldo discutiram oportunidades de negócio para o Estado na União Europeia. (Foto: Divulgação)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) recebeu nesta quinta-feira (4) a visita do cônsul honorário do Brasil no Grão-Ducado de Luxemburgo, André Velloso Fontenelle Bezerril, que veio ao Estado tratar sobre as relações bilaterais entre os dois países e a possibilidade de o pequeno país europeu –dono de uma das maiores e mais estáveis economias do mundo– fomentar negócios no Estado, bem como divulgar o potencial turístico de Mato Grosso do Sul na Europa.

A visita ocorreu dias depois de a União Europeia e o Mercosul fecharem o acordo comercial negociado há cerca de duas décadas, abrindo mais possibilidades de negócios entre os países a partir de isenções tarifárias e maiores aquisições de produtos.

Bezerril, que também é presidente da CC Bralux (Câmara de Comércio do Brasil em Luxemburgo), lembrou que o Grão-Ducado é atualmente o nono maior investidor no país de forma direta, “e ninguém imagina isso porque é um país não muito conhecido”. Porém, reforçou que “foi o terceiro (maior investidor) e creio que já seja o segundo por intermédio, ou seja, com investimento de vários países que passam por empresas sediadas em Luxemburgo”.

O cônsul considerou ser um momento propício para aproximar relações comerciais entre os países, aós o acordo entre EU e Mercosul. Para ele, há várias possibilidades de investimentos e parcerias com Mato Grosso do Sul. “Aqui a produção de celulose é um fenômeno e o governo de Mato Grosso do Sul está criando novas possibilidades”, pontuou.

Bezerril é casado com a campo-grandense Amanda Compagnani e, durante a estadia em Mato Grosso do Sul, também visitará Bonito. Ele também convidou o Estado a participar de um evento turístico na Europa para divulgar atrações e belezas naturais.

Luxemburgo é um pequeno país, com cerca de 2,5 mil quilômetros quadrados e cerca de meio milhão de habitantes, encravado entre Bélgica, Holanda e Alemanha. Apesar da pequena dimensão territorial, é economicamente pujante –no passado, foi um grande centro das indústrias de aço e, hoje, é centro comercial no setor químico e, principalmente, bancário e financeiro, sendo sede de várias instituições do setor. O país tem um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) per capita do mundo e é um dos fundadores da União Europeia.

Nos siga no Google Notícias