A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

12/07/2013 15:29

Contratados ocupam vagas de 200 concursados nos Ceinfs da Capital

Zemil Rocha
Parte dos professores concursados participaram ontem da passeata (Foto: Marcos Ermínio)Parte dos professores concursados participaram ontem da passeata (Foto: Marcos Ermínio)

Pelo menos 200 professores aprovados em concurso para vagas nos Centros de Educação Infantil (Ceinfs) de Campo Grande estão esperando para serem empossados pelo prefeito Alcides Bernal (PP), que, contudo, tem preferido manter contratados ocupando esses cargos. Ontem, parte desses professores participou da passeata das centrais sindicais, que teve adesão de 30 mil pessoas na Capital, e exibiu cartazes cobrando a nomeação, visto que o prazo de validade do concurso, realizado em 2009 e prorrogado uma vez, vence em janeiro de 2014.

O presidente do Sindicato Campo-grandenses dos Profissionais da Educação Pública (ACP), Geraldo Alves Gonçalves, disse que tem cobrado a nomeação desses concursados. “O sindicato defende que todos sejam chamados dentro do número de vagas”, afirmou o dirigente sindical.

No dia 8 de julho, segundo ele, a ACP teve audiência com o secretário de Administração, Ricardo Trefzger Balock, que jogou a responsabilidade para o colega da Educação, José Chadid, com quem as lideranças dos professores já tinham tratado, obtendo a promessa de que em julho e janeiro seriam chamados mais professores aprovados no concurso. “Mas agora em julho só chamaram seis professores”, reclamou Geraldo. Uma nova audiência foi marcada com José Chadid para a quinta-feira, dia 18, às 8 horas.

Segundo Geraldo Gonçalves, até agora a Secretaria Municipal de Educação (Semed) já chamou 636 dos pouco mais de 800 professores aprovados em 2009. Considera que há ainda vagas a serem preenchidas e que pelo menos parte dos 200 que estão na lista de espera deveria ser chamada, observando, porém, que o concurso de 2009 ofereceu apenas 100 vagas no edital.

Gonçalves não sabe informar quantas vagas existem hoje nos Ceinfs ocupadas por contratados. “Essa é uma realidade que existe em toda a Rede Municipal de Ensino, não apenas nos Ceinfs”, afirmou. A situação envolve, segundo ele, vagas puras e não puras. “Vaga pura é aquela em que não está ocupada por ninguém do quadro efetivo. E a vaga não pura é aquele que não pode ser ocupada, caso, por exemplo, de quem está em licença médica”, diferenciou.

Defende, porém, que mesmo nas vagas ocupadas por efetivos não titulares do cargo devem ser preenchidas pelos concursados. “Por que não dá posse aos concursados?”, questiona Geraldo. “Muitos já estão trabalhando na rede”, lembrou.

Bernal e os concursados – No protesto de ontem, pelas ruas de Campo Grande, parte dos professores da educação infantil não convocados por Bernal gritavam a favor de direito e demonstraram certa desconfiança de que o atual prefeito age como se preferisse convocar seu próprio concurso para as vagas dos Ceinfs. “O secretário de Educação, garante que vai chamar, mas temos informação de que ele não vai mais chamar, porque o concurso passado foi feito pelo Nelsinho”, afirmou uma das professoras, que não quis se identificar por estar trabalhando na prefeitura como contratada, embora seja concursada.

Para ela, a prorrogação da validade do concurso decorreu do fato de haver ampliação do ensino infantil no País, a partir da nova legislação em vigor que ampliou a faixa etária de 5 anos para 2 anos de idade, e a perspectiva de construção de vários novos Ceinfs em Campo Grande. “O governo federal mandou muita verba para construir Ceinfs e como já sabiam que iriam precisar de muitos professores prorrogaram”, explicou.

Parte dos professores que foram aprovados e não convocados já estiveram na Defensoria Público do Estado a fim de exigir o direito de nomeação, que é assegurado dentro do número de vagas disponível, conforme entendimento sedimentado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Fomos na defensoria porque sabemos que tem se tem mais de 250 vagas”, disse, assegurando, por exemplo, que só no anexo da Escola Municipal Nagen existem 20 vagas disponíveis, que poderiam ser ocupadas por concursados.

Hoje a Prefeitura de Campo Grande tem mais de 30 Ceinfs e vai inaugurar mais de cinco neste ano. O secretário de Educação, José Chadid, foi procurado para falar sobre o concurso de 2009 e a perspectiva de convocação dos aprovados, mas até o fechamento desta matéria não havia respondido às indagações encaminhadas à assessoria de comunicação da Prefeitura.

 

Assembleia recebe prestação de contas e fará limpeza de pauta antes do recesso
A última semana de trabalho do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul em 2017 será aberta com a audiência pública para prestação de contas do govern...
Assembleia vota prorrogação de adesão a fundo que regula incentivos fiscais
A prorrogação até 30 de dezembro do prazo para que empresas beneficiadas com incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado se inscrevam no Fad...
Governo do Estado investe R$ 9,2 milhões em infraestrutura em Caracol
Caracol vai receber mais de R$ 2,8 milhões em obras a serem executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e deputados federais e est...


Ridículo esse Otavio Duarte... Depreciado está o seu carater... Porque se estamos cobrando é pq esse era o discurso do prefeito, q daria preferencia aos concursados q estavam esperando, q as pessoas em primeiro lugar e bla bla bla... A palavra então não vale nada??? Vc é desses tb 100 palavra??? O certo pra vc então é só contratar, contratar, contratar... E Pessoas q pagara, estudaram, passaram... Ficam 100 assumir pq o concurso foi da gestão do outro??? Nossa é impressionante o pensamento d certas pessoas q acham saberem d+++... E se o concurso foi prorrogado é simplesmente pq ja era previsto q ia precisar d profissionais... Como está precisando. Vagas tem em varios ceinfs e Reme... Da pra chamar todos os concursos e ainda sobra pra contratar... Se orienta primeiro, dpois opine!!!!!
 
Fabi Sacha em 15/07/2013 13:36:33
Otavio Duarte,
É por causa de pessoas assim como você que nosso país, nossa cidade está desse jeito... Tudo bem q não passamos dentro das vagas, só que sempre a prefeitura chamou todas as pessoas aprovadas nos concursos e outra: E a palavra dada, as promessas onde fica??? Então a pessoa pode prometer o q quiser, dar a sua palavra pra conseguir o que quer, enganar, mentir, tudo pelo poder??? É isso??? Quem ta desconhecendo os fatos aqui querido é VOCÊ!!! Porque o discurso do atual prefeito para se eleger é q a preferencia seria das pessoas q foram aprovadas nos concursos e que estão aguardando.... Alguém da PRF ja prometeu isso a vc???? Isso não se faz, a população está cansada é justamente disso: De pessoas 100 palavra, sem comprometimento com o que diz.... Não prometa se não vai cumprir..
 
julia Layla em 15/07/2013 08:08:08
É como dizem, se um pessoa te enganar ela merece uma surra, mai se a mesma pessoa voltar a te enganar quem merece uma surra é você, enquanto esses chorões vivem reclamando, precisam aprender que sigla partidária não governa e nem placa de igreja salva ninguém, pois o que se ouvia nas rua e praças de campo grande temos que tirar a família tal do poder temos tirar o partido tal do governo temos que mudar, deu no que deu foi um tiro no pé, vocês eram felizes e não sabiam se campo grande é o que é deve-se aos governos de andre e nelson,chupa essa manga admitem curvem-se diante de quem sabe administrar,tivemos um governo horrível do zéca do PT, um governo paternalista e corrupto aprendam a votar e não fiquem reclamando.
 
marco antonio em 14/07/2013 09:05:22
CADE A JUSTIÇA DAQUI SERA QUE NÃO EXISTE NENHUM JUIZ QUE NÃO ACEITE SER COMPRADO POR ESSES POLÍTICOS CORRUPTOS, QUE QUEIRA NOS AJUDAR A TOMAR POSSE AFINAL PAGAMOS. PASSAMOS A TRÊS ANOS ATRAS E ATE AGORA NADA.
 
EUNICE RODRIGUES em 13/07/2013 19:34:55
11 CEINFs estão em fase final de construção e alguns sendo inaugurados, e nosso prefeito querendo colocar os apadrinhados dele. Por isso o povo se junta e vai para as ruas fazer manifestações... A GENTE CANSA DE SER PASSADO PRA TRÁS E REAGE!!!
 
luís machado em 13/07/2013 11:32:35
É uma vergonha a SEMED e a PREFEITURA abrirem vagas para professores temporários, sabemos da realidade são muitos contratados e ainda querem mais!!!
A nova administração da cidade têm como slogam "as pessoas em primeiro lugar", infelizmente isso não está valendo para os aprovados no concurso da semed de 2009. #indignada

 
Rosângela Cavalcante em 13/07/2013 10:37:17
Como assm ? Ele não vai chamar os professores que já foram considerados aptos na adm. anterior. Isso é muito picuinha. Que vergonha.
 
sergio azzera em 13/07/2013 07:17:43
O Prefeito está preferindo colocar pessoas convocadas por ele para ocupar essas vagas. O Secretário de Educação , deu entrevista no inicio do ano relatando que estaria chamando e não o fez...Só queremos o que é nosso por DIREITO...NÃO TEMOS NADA HAVER COM AS BRIGAS POLITICAS ... ESTUDAMOS, NOS ESFORÇAMOS, PAGAMOS NOSSOS IMPOSTOS, QUEREMOS SER RESPEITADOS... ENGRAÇADO FICO PENSANDO QUE GOVERNO FRATERNAL E ESTE QUE O PREFEITO TANTO FALA ...AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR!!! ONDE ESTÁ ISSO ?
 
Renata Costa em 12/07/2013 23:23:08
As pessoas querem impor direitos que não possuem.É por isso que esta classe de trabalhadores está tão depreciada;os próprios formadores de opinião não sabem as coisas. Segundo a LEI,o gestor publico que realizar um concurso OBRIGATORIAMENTE deve chamar ao numero especificado no edital e não todos os aprovados,ou seja,se no edital haviam 10 vagas e chamou as 10 vagas encerra-se as obrigações do gestor para com os demais.Se fosse assim,uma pessoa que fez concurso para PRF e ficasse em 1000º em um numero de 100 vagas seria tranquilamente chamada.Como no concurso de Professor realizado pela gestão passada já foram convocados todos dentro do numero especificado no edital,esta gestão NÃO tem obrigação de chamar os demais podendo realizar um novo concurso mesmo o anterior sendo prorrogado.
 
Otavio Duarte em 12/07/2013 23:03:05
Que sacanagem que esse prefeito esta fazendo!! Falta de respeito! Não são só 200 vagos que tem não gente, tem mto mais. Eu tbm quero entrar na justiça se nada acontecer. Passei tbm no concurso e estou esperando e nada e ja ouvi falar mesmo que ele nao vai chamar e pronto. Mas Deus é maior!
 
juliana mayra em 12/07/2013 22:48:14
Nem precisa fazer concurso..é só fazer um curso de magistério no período de um ano que é dado de graça..e ja tem a vaga garantida...Na Moreninha esse ano muitas pessoas que fizeram o curso (na escola Maria de Lourdes Vidal Roma) foram contratadas..e os concursados ficam esperando
 
Cris Ferreira em 12/07/2013 22:18:52
Já passou da hora de nos campograndenses irmos as ruas e pedir a saida desse prefeito, ja se passaram 06 meses e ele naõ fez nada por nossa cidade ou melhor fez todas essas falcatruas que estamos vendo. Vamos esperar qto tempo mais.Acorda Campo Grande.Obs: Sou apenas uma moradora cansada de tudo isso,NÃO tenho partido politico entao nao adianta falar que sou pau mandada
 
Rosa Lurdes Gomes em 12/07/2013 21:38:07
Saudades do Nelsinho Trad.....Se arrependimento matasse.....
 
Adriana Silva em 12/07/2013 19:44:49
A voz da impressa é o que a sociedade grita" Cadê o Bernal para responder uma PROMESSA DE CAMPANHA. ISSO MOSTRA A indignação e humilhação DE PROFESSORES para conseguir assumir UM concurso PÚBLICO GARANTIDO,
 
Eduardo Pereira em 12/07/2013 19:40:48
Trabalhei na prefeitura como assistente administrativo e sai pq passei em outro concurso q paga muito melhor. A Prefeitura de Campo Grande é dentre as capitais a prefeitura com os mais baixos salários. Não é de se admirar que isso esteja acontecendo com os professores que passaram no concurso da Educação Infantil, é duro ter família para sustentar e ficar na incerteza de ser chamado ou não. PÕE A MÃO NA CONSCIÊNCIA PREFEITO!!!!!!!!!!!!!
 
luís machado em 12/07/2013 19:31:40
Pagamos pela inscrição, fomos aprovadas e cedemos nossas vagas para os contratados e indicados pelos gestores. Em campanha fomos enganados com mentiras de que ao se tornar prefeito seriamos efetivados pois há vagas para todos e ainda realizar novos concursos.Acreditamos em falsas promessas. No primeiro semestre foi pedido que tivéssemos paciência que até julho tomaríamos posse exercendo o nosso direito.Em reunião na ACP o prefeito assinou a Ata se comprometendo com os professores da Ed. Infantil.Ficamos sem chão ao saber que nosso prefeito nos ludibriou. E agora o que temos de concreto é que não irá mais nos efetivar pois seus olhos cresceram e hoje seu pensamento é realizar um novo concurso e faturar mais. Este é o nosso representante atual. A justiça precisa prevalecer.................
 
Marlene Araujo em 12/07/2013 19:05:48
O que esperar de um Prefeito que não tem respeito pela população,pensa que esta acima de todos, que tem mania de perseguição e se mostra muito incompetente,
mas fazer o que ? E so abrir os jornais todo dia e ver os mando e desmando dele.
 
Vera Lucia Dias em 12/07/2013 18:47:38
Fui aprovada em um concurso em outra cidade do estado, e fiquei indignada ao saber que o novo prefeito no início do ano colocou contratados ou invés dos concursados. Neste mês a prefeitura inaugurou uma nova creche e a minha expectativa é de que os concursados sejam chamados.
 
Paula Almeida em 12/07/2013 18:36:16
entem na justiça, reclamem no ministerio publico, direito é direito...
 
MAXIMILIANO RODRIGO ANTONIO NAHAS em 12/07/2013 17:36:22
A situação tá muito complicada mesmo... estamos vivendo um drama com a proximidade do término da validade do concurso, exitem muitas vagas na REME, ainda mais com a hora-atividade que foi instituída no início do ano... mas o Prefeito prefere manter o pessoal dele, convocados ocupando essas vagas, gente que nem fez o concurso ou passou no mesmo. O Secretário de Educação não tem palavra, prometeu uma chamada no mês de Julho e de Janeiro de 2014 e não o fez... o Senhor Prefeito mais uma vez mostra seu desrespeito com a população, até quando vai acontecer isso???
 
RAPHAEL BARBOSA em 12/07/2013 17:18:57
Não são só os professores não! Existem diversos recreadores, Atendentes de Berçário, Educadores Infantis, ASDs e Merendeiras que foram aprovadas para o concurso da Prefeitura e que podem tomar posse nos CEINFs mas não o fazem pq as vagas são preenchidas por funcionários da SELETA e da OMEP.
 
José da Silva em 12/07/2013 16:50:20
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions